![]() |
![]() |
|
Na sexta-feira, 17, a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, no Altar Central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, marcou o envio da imagem jubilar da padroeira do Brasil para peregrinações em nossa Arquidiocese.A santa missa contou com numerosa presença de fiéis, salientando-se a de um representante do clero de Belém, o cônego Vladian Alves, Reitor do Seminário São Pio X.
A vinda da imagem jubilar à Arquidiocese de Belém integra as comemorações do Jubileu “300 anos de bênçãos”, em consonância com o Ano Mariano, realizadas pelo Santuário Nacional de Aparecida e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), respectivamente.
Em sua homilia, Dom Alberto, abordou os sinais e mensagens que Deus envia para todos durante a vida e orientou para uma resposta mais efetiva ao amor de Deus. Para isso, frisou ele, a figura de Maria, exemplo de prontidão, é um modelo a ser seguido: “Nós no Círio de Nazaré deste ano escolhemos o lema “Maria, estrela da Evangelização”, expressão de autoria do Beato Paulo VI. Nossa Senhora é essa estrela da evangelização, este sinal que nos conduz a Jesus”.
Sobre o envio da imagem Jubilar de Aparecida para Belém, o Arcebispo ressaltou a característica evangelizadora de toda a programação que seguirá até o dia 26: “Tenho a certeza de que todas as visitas de Nossa Senhora Aparecida a nossas paróquias, nos eventos especialmente deste ano mariano, serão momentos privilegiados de evangelização. Na sua imagem, nas devoções, Maria é emissária do dono da plantação para que acolhamos Jesus, seu filho”.
Ao final da celebração, o reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, rezou a oração de envio da Imagem e a entregou às mãos do Arcebispo de Belém que a ergueu diante dos presentes, sob fortes e prolongados aplausos.
Palavras textuais do pe. Roberto: “Temos a presença da Arquidiocese de Belém do Pará aqui representada por seu Arcebispo, Dom Alberto Taveira e pelo Reitor do Seminário. Nós vos pedimos que os acompanheis e visiteis toda a Arquidiocese de Belém do Pará, levando a esperança cristã e a certeza de vosso Filho, sobretudo aos mais necessitados. Senhora Aparecida, vos sois conhecida como a Virgem de Nazaré no norte do Brasil. É de Nazaré que veio a salvação para a humanidade. Por isso vos pedimos: Levai, Senhora, vosso filho Jesus, salvação da humanidade, a todos os fiéis da Arquidiocese de Belém do Pará. Nós vos pedimos e vos enviamos como missionária e catequista do povo de Deus. Amém, assim seja”. Finalizando o presidente convidou todos para rezar a Oração Jubilar.
Recordação
A primeira Imagem Jubilar de Aparecida foi enviada em maio de 2014 para a Arquidiocese de Cuiabá (MT), durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB. O primeiro envio realizado no Altar Central do Santuário – para a Diocese de São Mateus, no Espírito Santo – ocorreu em julho do mesmo ano. Em comemoração ao tricentenário do achado da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul em 1717, este ano haverá, em toda a Igreja do Brasil, até 12 de outubro, extensa programação devocional.
|
||
