A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue sendo conduzida por diversos locais, além de Belém do Pará, por intermédio das ações de evangelização que são realizada pela Diretoria da Festa, ainda que o evento maior, o Círio, realize-se no segundo domingo de outubro na capital paraense. A última programação aconteceu na Arquidiocese de São Salvador da Bahia para cumprir agenda de visitas no dia 6 de dezembro na primeira arquidiocese do Brasil.
A programação começou às 19h, sendo a imagem acolhida pelos fiéis que saíram com ela em procissão desde o Terminal Turístico de Portão até a Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto, passando pelas sete paróquias da Forania 9, um Santuário e uma paróquia da Forania 7A, localizadas em Salvador e em Lauro de Freitas.
O envio da imagem foi a Bahia foi resultado de entendimentos entre a Diretoria de Festa de Nazaré (DFN) e o pároco da Paróquia Santo Antônio, em Portão, padre Rogério Marcos. O sacerdote explica que “todos os anos, a paróquia de Portão realiza a Caminhada da Paz. Já trouxemos, em anos anteriores, as imagens do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora Aparecida”, e dessa vez, os fiéis acolheram em Salvador a imagem da Rainha da Amazônia.
Padre Rogério informa que moram muitos paraenses na cidade e também que os fiéis baianos nem sempre terão a oportunidade de participar do Círio, em Belém do Pará, daí, a solicitamos para que a Arquidiocese de Belém enviasse a imagem a Salvador, sendo atenda pela DFN.
A programação seguiu-se dia 7 com visita à Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada em Itinga, Lauro de Freitas, às 7h; das 15h às 19h quem a acolheu foi a Capela Sagrada Família, da Paróquia São João Evangelista (Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas). Já pela noite, às 19h30 a Paróquia Santo Amaro de Ipitanga (Centro, Lauro de Freitas) a acolheu até 21h, retornando para a Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto, situada em Vida Nova.
Na Solenidade da Imaculada Conceição, dia 8, a imagem Peregrina esteve na Paróquia Santo Agostinho (Areia Branca, Lauro de Freitas); à tarde ficou na Paróquia São Cristóvão (São Cristóvão, Salvador); e às 18h chegou à Paróquia Santo Antônio de Portão, para Missa Solene, retornando para a Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto.
A programação de sábado, 9, começou na Paróquia São João Evangelista (Mussurunga, Salvador), seguindo para a região de Quingoma, Lauro de Freitas, na casa das Irmãs Servas do Espírito Santo, indo à tarde para os Arautos do Evangelho, e à noite o Terminal Turístico de Portão, no show da banda católica Vida Reluz.
Domingo,10, a Caminhada da Paz, saiu da Paróquia Santo Antônio de Portão para a Comunidade Bom Pastor, onde houve a Santa Missa. Dali, a a imagem Peregrina foi enviada para o Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí, Salvador), permanecendo na igreja até às 17h, saindo em carreata para a Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo (Cabula VI, Salvador), encerrando-se a visita.
Visitas da imagem peregrina
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que é utilizada desde 1969 no Círio de Nazaré, em Belém (PA), também esteve em Belo Horizonte no mês de novembro, chegando ali no dia 22. Esta foi a segunda vez que Minas Gerais recebeu a imagem que leva milhões de pessoas todos os anos ao Pará para a maior festa mariana do Estado há 231 anos.
Durante a passagem pelo Estado, a imagem de Nazaré passou por diversas paróquias da capital e, também, esteve em Mariana e Ouro Preto. A imagem da Virgem de Nazaré foi recepcionada, às 20h30, no saguão do Aeroporto de Confins, de onde seguiu em carreata até a Capela do Colégio Arnaldo, onde houve Missa, celebrada às 22h.
A visita aos devotos mineiros deu-se até o domingo, 26 de novembro, com Missas celebradas em várias paróquias, além de visitas, terços, procissão luminosa, vigília e ofício cantado. Padre Antônio Monteiro, da capela do Colégio Arnaldo, informa que o objetivo da visita é levar para Minas um pouco da fé que o Círio de Nazaré proporciona em Belém para o povo de Deus.
“A visita nos permite ser conduzidos pela intercessão de Maria, como Mãe, Senhora e Rainha. Ela vem ao encontro de seus filhos para socorrê-los e ajudá-los a seguir na caminhada de fé”, afirma o pároco, que é paraense. “Aos poucos, os devotos de Minas Gerais vão aprendendo sobre essa fé e vão dando testemunho da importância de Nossa Senhora de Nazaré, uma mãe que está sempre atenta e vem até nós para nos animar e fortalecer”, completa o padre Monteiro.
ESTADOS UNIDOS
Entre os dias 16 e 19, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré também visitou pela primeira vez os Estados Unidos. A Rainha da Amazônia participou do 1° Círio realizado fora do Brasil, promovido pela comunidade brasileira residentes na América do Norte.
Os devotos brasileiros que residem no Sul da Flórida, na comunidade de Kendall, tiveram a ocasião de ver de perto a imagem Peregrina, que esteve presente em outras celebrações de Missas em comunidades brasileiras da região. O Círio de Nazaré é uma das maiores e mais tradicionais procissões religiosas do mundo, realizada em Belém do Pará.