Irmã Margarida – 50 anos de vida consagrada

 
No próximo dia 2, Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, preside a Santa Missa de Ação de Graças pelos 50 anos de vida consagrada de irmã Margarida da Virgem e do Menino Jesus, cujo nome de batismo é Aurinda do Nascimento Costa.  A celebração ocorre na capela do Carmelo de Santa Teresinha, em Benevides, Região Metropolitana. 
 
Trajetória
 
Nascida em Portugal, irmã Margarida entrou aos 20 anos para o Carmelo de Fátima, na cidade de Cova da Iria, onde se localiza o santuário dedicado à Virgem, em Portugal.  Na década de 1960, foi enviada com mais sete irmãs para missão na África Oriental. Lá foram responsáveis pela fundação da ordem em Moçambique, quando pertencia a Portugal. Durante o processo emancipatório do país, o grupo imigrou para o Brasil, primeiramente Belém. Segundo irmã Margarida, o pedido para que a ordem se instalasse no Pará foi feito por Dom Alberto Ramos, na época Arcebispo de Belém: “Nessa época Dom Alberto estava interessado em trazer uma ordem contemplativa para cá. E sabendo sobre a nossa ordem através de sua irmã, que mora no Carmelo em Fortaleza, nos convidou. Em 1977 viemos e ficamos instaladas no convento das irmãs legionárias de Nossa Senhora Rainha dos Corações, enquanto o nosso convento em Benevides estava em construção. Contamos muito com o apoio de Dom Alberto e Dom Tadeu Prost, seu auxiliar”. 
 
Irmã Margarida, assim como outras irmãs do Convento, segue o carisma da ordem religiosa, inspirada no Profeta Elias, que levava uma vida de pobreza, oração e silencio, sempre rezando pelo mundo. 
 
O Carmelo de Benevides segue a construção tradicional das ordens de clausuras, com uma área interna chamada claustro e uma área externa. Depois de fazer os votos perpétuos, as freiras não saem da clausura, a não ser para cumprir obrigações civis, como votar durante as eleições. 
 
Atualmente 14 religiosas vivem no Carmelo, das quais 10 professaram os votos solenes, três os votos temporários, uma noviça e uma postulante. 
 
50 anos deconsagração
 
Sobre os seus 50 anos de consagração, irmã Margarida afirma que só foram possíveis graças à ajuda de Jesus Cristo e de todas as pessoas que sempre a apoiaram: “Posso afirmar que sou a pessoa mais feliz do mundo por ter escolhido a vida religiosa e agradeço a todos que sempre rezam por nós. Embora  muitas as dificuldades, o apoio de minhas irmãs foi importante para conseguir chegar até aqui. Digo para as moças que têm no coração a vontade de seguir essa missão que tenham coragem para segui-la”.
 
Serviço

O Carmelo localiza-se no centro de Benevides. Telefone: (91) 3724-1118.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também