Jovens começam cursos de informática

Jovens assistidos pelo Centro de Referências da Assistência Social (CRAS) e Lar Fabiano de Cristo, entidades parceiras do projeto “Comunidade em Ação” da Fundação Nazaré de Comunicação (FNC), participaram na sexta-feira, 17, de mais uma etapa do projeto. A capacitação marca o início da série de oficinas que acontecem ao longo deste ano, cujo objetivo a qualificação profissional dos jovens. A formação aconteceu nas dependências da Fundação, localizada na Avenida Governador José Malcher, entre a Travessa Almirante Wandenkolk e Avenida Visconde de Souza Franco.

Adolescentes e jovens na faixa etária entre 14 e 18 anos tiveram uma tarde cheia de informações, participando, animados, da primeira oficina do módulo I de Corel Draw, ministrado pelo administrador de redes, coordenador do Portal Nazaré, Paul Adrian.  Possuidor de outras experiências com oficinas, percebeu o entusiasmo de cada um:  “Superou as minhas expectativas. Os meninos foram bem participativos. Percebi no olhar de cada um o desejo de aprender. Foi muito gratificante."

De posse do material apostilado oferecido,os jovens acompanharam atentamente os ensinamentos,  ministrados de forma dinâmica e didática, com pausa para o intervalo e com momentos de descontração. Em notebooks, cada um pode colocar em prática o que aprendeu. A estudante do ensino médio, Marceli Lopes, 17 anos, que há três anos realiza atividades no Cras, sabe da importância e do diferencial que a oficina irá propor: “Muitos dos jovens que estão aqui vieram em busca do primeiro emprego, do Programa Jovem Aprendiz. Então, o curso vai agregar nessa parte de informática. Para a gente é algo muito grandioso. A Fundação Nazaré, proporcionando este curso, está trazendo muito conhecimento, ou seja, isso vai agregar no currículo.”

Para a dona de casa, Cristina Lopes, mãe da Marceli, as oficinas promovidas pelo projeto são importantes: “Eu não acompanhava como acompanho agora, mas pelo projeto, pela parceria que eu fui conhecendo, eu fui me interessando, porque é uma parceria boa que tira o jovem da rua, que dá qualificação para eles, até para o mercado de trabalho mais futuramente. Para mim é muito interessante, eu nem sabia que esse projeto tinha essa grandeza. Tudo que for repassado aqui vai aumentar o conhecimento deles, para que eles busquem outros caminhos. Vai ser de grande importância.”

Segundo a educadora do Lar Fabiano de Cristo, Leila Medeiros, o contato com o espaço da Fundação Nazaré de Comunicação e com as oficinas abre novos rumos para cada um: “Certamente são novas perspectivas, novos sonhos, uma visão de mundo bem mais ampliada, porque só o fato de elas saírem do bairro, muitos deles moram e estudam no bairro do Guamá,  poucos até andam de ônibus na cidade de Belém, então, muitos deles não conhecem nem os pontos turísticos da própria cidade em que vivem. Então, só o fato de eles virem para o prédio em que funciona uma Fundação que tem uma emissora de rádio, TV, portal e o jornal, o fato de estarem vendo uma outra realidade, isso já muda muito na cabeça deles.”

Aplicado o módulo I, haverá os módulos II e III a serem ministrados, respectivamente, nos meses de março e abril. Posteriormente novos temas que atendem a diversas áreas serão repassados aos jovens. A cada conclusão de módulo serão entregues certificados, nos quais constam a carga horária e a oficina realizada.

Entidades

O Lar Fabiano de Cristo atende famílias em situação de vulnerabilidade do Guamá e Terra Firme. Atualmente 150 famílias estão cadastradas, sendo seus jovens e adolescentes  atendidos por projetos de artesanato, esporte e comunicação.  O Centro de Referências da Assistência Social (Cras), no bairro do Guamá, atende a cerca de mil pessoas por mês. A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) é a gerenciadora do espaço, que é responsável tanto pela organização quanto pela oferta dos serviços sócioassistenciais na área de vulnerabilidade e risco social onde ela se  encontra. O Cras funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizado na Passagem Sururina, nº 268, entre Ruas Ezeriel Mônico de Matos e 25 de Junho.

Projeto Comunidade em Ação

O projeto “Comunidade em Ação”, idealizado pela Fundação Nazaré de Comunicação, objetiva promover, através da formação e capacitação cidadã, por meio das comunicações sociais, resgate e proteção social de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. Baseada em estudos de campo, a iniciativa está atenta à situação de vulnerabilidade em que os jovens se encontram e às dificuldades encontradas em relação ao mercado de trabalho.
De outubro a dezembro do ano passado, jovens e adolescentes atendidos pelo projeto participaram de oficinas práticas de comunicação.Temas então abordados: "principais práticas para a inserção ao mercado de trabalho”, “rádio comunitária”,  “operacionalização e produção radiofônica”,  “estruturação de um jornal impresso e os cuidados com a apresentação gráfica do veiculo impresso”, “redação jornalística e a operacionalização do veiculo”. A culminância das atividades se deu com uma edição especial do programa “Pensando Bem”, com a participação dos jovens que debateram o tema “o jovem e a construção de uma nova realidade social”.
As oficinas promovidas pelo projeto “Comunidade em Ação” visam incentivar a formação e inserção no mercado de trabalho e trabalhar a transição desses jovens da infância à juventude, que deixa em relevo outras formas de vulnerabilidade que precisam ser tratadas para melhor a formação crítica e cidadã desse público.