Com informações Vatican News. A Fábrica de São Pedro, no Vaticano, lança um Concurso internacional para a realização de uma pintura artística e única: uma Via Sacra, com quatorze estações, destinada a exposições temporárias (não permanentes), na Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano.
Os sujeitos das quatorze estações deverão ser os tradicionais: 1) Jesus é condenado à morte; 2) Jesus carrega a Cruz; 3) Jesus cai pela primeira vez; 4) Jesus se encontra com sua Mãe; 5) Simão Cireneu ajuda Jesus a carregar a Cruz; 6) Verônica enxuga o rosto de Jesus; 7) Jesus cai pela segunda vez; 8) Jesus consola as mulheres de Jerusalém; 9) Jesus cai pela terceira vez; 10) Jesus é despojado das suas vestes; 11) Jesus é pregado na Cruz; 12) Jesus morre na Cruz; 13) Jesus é descido da Cruz; 14) Jesus é sepultado.
A participação no concurso é gratuita e aberta a candidatos maiores de idade, de todas as nacionalidades. As imagens das quatorze estações da Via Sacra deverão ser pintadas, segundo as indicações especificadas no link do concurso; os artistas têm o direito de escolher, livremente, a técnica a ser adotada.
Os candidatos deverão apresentar seu pedido de participação ao Concurso da seguinte maneira:
1) Preencher o formulário, disponível no site específico do concurso, que estará disponível a partir do dia 8 de janeiro de 2024, no site institucional da Basílica de São Pedro no Vaticano: https://www.basilicasanpietro.va/it.html;
2) Enviar os seguintes documentos, através do mesmo formulário, em formato PDF/A: um breve Curriculum vitae, em italiano ou inglês; um álbum de fotos, com uma seleção das obras pictóricas de sua autoria (não mais de 10), acompanhado de legendas sintéticas e informações técnicas.
O último prazo, para o envio dos pedidos de participação, será 31 de janeiro de 2024.
Os pedidos dos candidatos para participar do Concurso serão submetidos à avaliação de uma Comissão examinadora, constituída e presidida pela Fábrica de São Pedro. Até a data de 15 de março de 2024, a Comissão examinadora manifestará seu parecer e a Fábrica de São Pedro enviará aos candidatos selecionados um comunicado formal de admissão ao Concurso.
Os artistas idôneos para participar do Concurso deverão enviar à Fábrica de São Pedro: a) certidão de registo criminal original e pendências ou documentação equivalente válida, a ser enviada por correio eletrônico ao endereço indicado no fim deste comunicado; b) um esboço pictórico emoldurado de 50×50 cm, representando a 12ª estação da Via Sacra; c) um segundo esboço gráfico, do mesmo tamanho, monocromático, também emoldurado, representando uma estação da Via Sacra diferente, por escolha livre do artista.
Os artistas, que forem escolhidos para o Concurso, poderão entregar seus esboços, pessoalmente ou por correio, no endereço no final deste comunicado.
O prazo para recebimento dos esboços é até dia 15 de julho de 2024. A Fábrica de São Pedro não será responsável por quaisquer atrasos na entrega dos esboços, atribuíveis?? ao despacho ou a terceiros, e tampouco por quaisquer estragos dos mesmos no momento da recepção.
Os esboços enviados pelos artistas, que poderão participar do Concurso, serão apresentados no Vaticano, em exposição privada, e submetidos à avaliação, em modo definitivo, da Comissão examinadora.
Até o dia 30 de setembro de 2024, a Fábrica de São Pedro proclamará o projeto vencedor no site institucional da Basílica vaticana e premiará, formalmente, o artista vencedor do Concurso, que realizará as quatorze estações da Via Sacra. Todos os demais esboços serão devolvidos aos seus respectivos autores, que os poderão retirar, no prazo de dois meses, junto à Fábrica de São Pedro. Após este prazo, todos os esboços que não forem retirados permanecerão sob o domínio e propriedade da mesma Fábrica, que terá todo o direito de utilizá-los, no presente e no futuro, sem nenhuma indenização.
Os artistas não vencedores receberão um certificado de participação no Concurso.
O artista vencedor receberá um prêmio no valor de 120.000 euros, levando em consideração a unidade e não a medida da sua obra. Por conseguinte, o artista enviará à Fábrica de São Pedro: 1) certificado de autenticidade da Via Sacra, com referência específica às quatorze pinturas em tela, realizadas no formato 130×130 cm, sem moldura; 2) ato de cessão formal incondicional da Via Sacra à Fábrica de São Pedro, inclusive os direitos de utilização da obra, sem nenhum vínculo; 3) ato de cessão dos dois esboços, enviados para participar do Concurso. O prazo obrigatório de entrega da Via Sacra, completa em todas as suas partes, será 31 de dezembro de 2025.
O presente Concurso é publicado no site: https://www.basilicasanpietro.va e poderá ser divulgado através de qualquer outro meio útil.