Liturgia da Quinta-feira Santa destaca inicío do Tríduo Pascal

A Arquidiocese de Belém inicia o Tríduo Pascal nesta Quinta-feira Santa, 28 de março. As celebrações serão transmitidas ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), emissoras oficiais da Arquidiocese de Belém.
A programação abre às 7h, na Catedral Metropolitana de Belém, com a Oração das Laudes pelos cônegos do Cabido Metropolitano. Às 8h, inicia a Missa do Crisma (Santos Óleos), presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Paulo Andreolli, e todos os sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Belém.

A celebração solene inclui no rito litúrgico a renovação dos compromissos sacerdotais e a bênção dos Óleos Santos que serão usados para os Sacramentos nas celebrações paroquiais ao longo do ano.

Ceia do Senhor com a cerimônia do lava-pés: Ainda na Quinta-feira Santa, à noite, em todas as paróquias, de acordo com o horário próprio, ocorre a Missa da Ceia do Senhor. Na Catedral, a celebração será às 18h, presidida pelo Arcebispo Dom Alberto, seguida pelo traslado do Santíssimo para a capela da Reposição (na própria Catedral) para adoração até a meia noite.

A mesma celebração será às 19h na Comunidade Santo Expedito (Acampamento), presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém.

Na mesma noite, em todas as Igrejas do mundo, é retirado de dentro do sacrário a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, e posto em local reservado para ser adorado, permanecendo lá até o sábado santo. O ato de se deixar o sacrário vazio dentro das Igrejas recorda-nos o momento que é retirado Nosso Senhor Jesus Cristo para ser entregue à morte, e depois colocado no sepulcro.

Significados
Na Missa do Crisma (dita também Missa da Unidade) ocorre a renovação das Promessas Sacerdotais do Clero diante do Arcebispo. Os ritos incluem ainda a benção dos óleos dos catecúmenos, dos enfermos e consagra-se o óleo do Santo Crisma.

A “Missa dos Santos Óleos” é assim chamada devido a benção dos óleos que a Igreja usa por ocasião de celebrações com Batismo, Crisma, Sacramento da Ordem e a Unção dos Enfermos.
A Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava pés, recorda o gesto de Jesus Cristo na Última Ceia, quando ele lavou os pés dos seus apóstolos.

A Missa recorda a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio em memória da noite em que Cristo seria entregue e ofereceu a Deus o seu Corpo e o seu Sangue, sob as espécies do Pão e Vinho. e os entregou a seus discípulos.

Fotos: Luiz Estumano / Arquivo Rede Nazaré

Compartilhe essa Notícia

Leia também