|
Em diversos municípios acontecem tradicionais festividades onde Nossa Senhora de Nazaré é homenageada, como é o caso de Marabá, sudeste do estado. Ali, segundo a organização local da festividade, mais de 200 mil percorreram as pricipais vias da cidade no domingo, 15, pela manhã, para prestar homenagens à padroeira.
A procissão percorreu 7,5 quilômetros de ruas do município, com várias homenagens ao longo do trajeto.
A romaria teve inícío com Missa campal, e após a celebração eucarística, os fiéis começaram a romaria dedicada a Nossa Senhora.
Oração penitencial – O círio em Marabá reúne diversas manifestações de fé dos devotos. Um dos momentos fortes de oração acontece quando a procissão passa por uma área denominda de bambuzal.
Naquela área, sombreada pelo bambuzal, os fiéis costumam ajoelhar-se para pedir perdão a Deus. A expressão de fé e devoção acontece após a pregação do sacerdote que percorre a procissão animando os romeiros. A oração é penitencial, orientada pelo padre, mas é também um ocasião de louvor. Nessa mesma oportunidade, os devotos agradecem também à intercessão da Virgem de Nazaré pelas graças alcançadas.
A presidência da festa de Nossa Senhora é de Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá.
|