Matriz dedicada ao Sagrado Coração de Jesus completa 10 anos de criação

Foto: Divulgação.

Em ação de graças pelos 10 anos da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi realizado nos dias 17, 18 e 19, Tríduo em agradecimento. Em clima de oração a comunidade esteve presente para celebrar uma década da criação da matriz, cujo pároco, padre Luiz Aguiar, que há seis meses está à frente da matriz, localizada no Conjunto Júlia Seffer, bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.

A programação religiosa com a abertura no dia 17, data dos dez anos da matriz, foi marcada com Santa Missa, presidida pelo pároco da paróquia, padre Luiz Aguiar. A celebração contou com a presença da comunidade e de membros do Apostolado da Oração (AO). Neste dia, alguns membros, fizeram as trocas das fitas. Segundo Teodorina Lopez, coordenadora do Apostolado da Oração atualmente o grupo tem mais de 30 membros.

No dia 18, a Santa Missa foi presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro. Em sua homilia, refletiu sobre três pontos dentre eles o significado da celebração de criação de 10 anos de paróquia, quando comparou a paróquia como uma criança ou adolescente. “Essa paróquia deve ser criativa, alegre, dinâmica, inquieta, cheia de energia, é o que se espera de todas as paróquias jovens, energia; dinamismo; paixão; entusiasmo; inquietude. As crianças são inquietas, os adolescentes são inquietos, então só o fato de celebrarmos dez anos já é um compromisso e, toca cada um de nós comprometidos nessa paróquia, de modo particular as suas lideranças a pensar: estou com essa energia de um adolescente? Estou com a energia de uma criança que corre para todos os lados, alegre, animada, simpática que mexe, que se preocupa ou já estamos na fase sedentária”, disse. Neste dia, durante a Santa Missa, jovens do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) receberam as insígnias – fitas – e fizeram a sua Consagração Pessoal ao Coração de Jesus.

No dia 19, encerramento do Tríduo o celebrante da Santa Missa foi o cônego José Luiz Alves, que foi o primeiro pároco da matriz, momento de unidade com a Igreja e a assembleia reunida. A cada dia da programação religiosa foi realizado no salão paroquial, uma programação festiva que reuniu todos os fiéis devotos; grupos, pastorais, movimentos e serviços da Igreja. No salão as pessoas puderam conhecer ainda mais a trajetória da matriz através das fotos, em exposição estava também os mantos que já adornaram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio das Crianças promovido pela matriz, assim como a berlinda que conduz a imagem no trajeto do círio.  O encerramento do momento de ação de graças foi marcado com homenagens e queima de fogos de artifício.

Tradicionalmente a matriz em outubro celebra Nossa Senhora de Nazaré, com a realização do Círio das Crianças, diante da ligação forte que a Igreja tem com Nossa Senhora de Nazaré, foi criando um manto especialmente em comemoração aos dez anos para adornar a imagem que fica no Altar da matriz.

Paróquia

A Paróquia foi criada em 17 de janeiro de 2009. Estão vinculadas à matriz seis comunidades: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora dos Navegantes, Sant’Ana, São João Bosco e Imaculado Coração de Maria. Atualmente o pároco é o padre Luiz Aguiar, que assumiu a matriz da paróquia há seis meses.

Consagração ao Coração de Jesus

Na programação de sexta-feira, dia 18, durante o Tríduo de aniversário, jovens do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) fizeram a sua consagração pessoal ao Coração de Jesus e receberam as insígnias pelas mãos do celebrante Dom Antônio de Assis, bispo auxiliar de Belém. Em sua homilia, ele enfatizou a importância dos jovens atraírem mais jovens para o reino de Cristo por meio da evangelização, com responsabilidade apostólica e ardor missionário, de Igreja em saída. O MEJ é o braço jovem do Apostolado da Oração e tem por princípio três pilares: Evangelho, Eucaristia e Missão, criando assim um compromisso concreto de evangelismo. Nas palavras de bispo auxiliar para os jovens: “sejam o diferencial, sejam ousados, pois isto é o que se espera da força e do vigor juvenil criativo”.

O MEJ é coordenado por Luana Alves, tendo Valdemiro Lopes, como assessor do Apostolado da Oração.Mejistas que receberam a fita foram Erick Caldas, Júlio Cézar, Mateus Luna e Yasmin Barata.