Memória: Dom Vicente Zico deixou-nos há quatro anos

Foto: Divulgação.

Neste sábado, 4 de maio, a Arquidiocese de Belém relembra com grande afeto seu 8º arcebispo metropolitano falecido há quatro anos, Dom Vicente Joaquim Zico. Idealizador da Fundação Nazaré de Comunicação, instituição oficial da Arquidiocese, Dom Zico criou paróquias,  institutos e o centro de formação cristã. Hoje um hospital de retaguarda, como homenagem, leva seu nome.
Natural de Luz, interior de Minas Gerais (MG), Dom Vicente nasceu em 27 de janeiro de 1927. Dono de um sorriso permanente reconhecido por todos que o conheceram em vida, chegou à capital paraense ao ser nomeado arcebispo coadjutor com direito a sucessão em 5 de dezembro de 1980 pelo Papa João Paulo II, hoje santo. Foi Coadjutor de 1981 até 1990, quando sucedeu a Dom Alberto Gaudêncio Ramos como Arcebispo Titular. Em 2004 tornou-se Arcebispo Emérito.
Em sua trajetória episcopal, Dom Vicente foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); visitador apostólico dos seminários do regional Nordeste 2 e Nordeste 4; presidente e vice-presidente do regional Norte 2 e conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Dom Vicente ficou conhecido por ter realizado grandes feitos enquanto esteve à frente da Arquidiocese, criando as paróquias de Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha do Menino Jesus (Águas Lindas), São Vicente de Paulo, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, São Francisco de Assis (Tapanã), Transfiguração do Senhor, Jesus Bom Samaritano, Imaculada Conceição (Castanheira), Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora das Vitórias e cinco das atuais seis Regiões Episcopais.
Herdou de Dom Alberto Ramos, como bispo auxiliar, Dom Frei Tadeu Henrique Prost (1962-1992). Em 1996 recebeu como bispo auxiliar, o quarto da Arquidiocese,  Dom Carlos Verzeletti.  Dom Carlos, nomeado, em 2004,  primeiro Bispo da Diocese de Castanhal.
Outra importante obra da sua gestão, que demonstra seu perfil de comunicador, foi a idealização e criação da Fundação Nazaré de Comunicação que engloba os quatros veículos, TV, Rádio, Portal e Jornal Voz de Nazaré, bem como do Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), importante centro de referência, que faz parte do complexo do Seminário Arquidiocesano, juntamente com o Instituto de Filosofia e Teologia Regional (IFTR) e a residência dos seminaristas.
Em 13 de outubro de 2004, torno-se emérito, com aceitação de sua renúncia pelo Papa João Paulo II. Sucedeu-o o atual cardeal arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta.
Dom Vicente faleceu aos 87 anos, na Residência Episcopal, após internação em um hospital particular. Suas últimas palavras,  “não tenho receio de partir para a eternidade, amei Nosso Senhor de todo coração”, atestam sua plena confiança no Pai Eterno. Seus restos mortais, mais os de Dom Alberto Ramos e os de Dom Mário Vilas Boas repousam na Catedral Metropolitana, na área do Altar de Nossa Senhora da Graça.