O Projeto Mês do Dízimo é uma experiência de Partilha, Participação e Evangelização que começou em 2013, no mês de novembro, na Arquidiocese de Belém. Até 2015 era apenas uma semana, chamada de “Semana Missionária do Dízimo”. Em 2016 passou a ser chamado de “Mês da Partilha” e a partir de 2018, “Mês do Dízimo”. O Projeto foi elaborado pela Equipe de Formação da Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo (EAPADI), com aprovação do Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa.
O Projeto
As comunidades, Paróquias, Arquidiocese enquanto instituição eclesial necessitam se auto sustentar. Sem recursos, como a Igreja vai cumprir sua missão evangelizadora? Segundo os bispos da Igreja Católica no Brasil, a principal fonte de sustentação da Igreja deve vir da contribuição mensal voluntária de seus membros, ou seja, do dízimo. Porém, este sistema, ainda hoje, enfrenta muitas resistências e dificuldades. Pois existem católicos que nunca contribuíram com o dízimo e,ou deixaram de contribuir.
O Mês do Dízimo tem como objetivos: despertar a consciência dos cristãos católicos para o sentido de pertença à Igreja; sensibilizar os fiéis católicos para o seu comprometimento com a sustentabilidade de sua Igreja, promovendo a caridade, priorizando a missão e zelando pelo culto divino.
Verdadeiro sentido do dízimo na Igreja
Se você, fiel católico, ainda não compreendeu o verdadeiro sentido do dízimo na Igreja, a EAPADI sugere que você participe das celebrações e,ou encontros de formação da sua paróquia e,ou comunidade durante este mês. Ou ainda, procure o padre ou um membro da equipe de Pastoral do Dízimo da sua paróquia para obter mais informações sobre esse assunto.
Programação
Abertura oficial – Santa Missa
Data: 04 /11 / 23
Horário: às 18h30
Local: Igreja Matriz da Paróquia Santa Terezinha, Jurunas
Celebrante: Pe. André Teles (assessor arquidiocesano da Pastoral do Dízimo / EAPADI)
Público alvo: Missionários do dízimo, dizimistas e a comunidade em geral
Seminário
TEMA: O novo Plano de Pastoral da Arquidiocese e as Recomendações do dízimo
Data: 11 /11 / 23
Horário: 9h às 12h
Local: Igreja /Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Av. Arthur Bernardes, 459 – Telégrafo, Belém)
Facilitadores:
Padre Paulo Felipe dos Santos (assessor da região São João Batista)
Padre André Teles (assessor arquidiocesano da Pastoral do Dízimo / EAPADI)
Público alvo: Coordenadores e membros das equipes de Pastoral do Dízimo da Arquidiocese.
DURANTE TODO O MÊS DE NOVEMBRO
De acordo com a realidade de cada paróquia e/ou comunidade, serão realizadas celebrações, formações, espiritualidades, visitas missionárias, dentre outros eventos na esperança de que o Mês do Dízimo ajude as pessoas de boa vontade a despertarem para a contribuição do dízimo na nossa Igreja de Belém.
ENCERRAMENTO
Fica a critério de cada paróquia.