Dom Maurício Jardim está no Santuário Nacional de Aparecida (SP) | POM
O mês missionário no Brasil começou hoje (1º) com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), às 9h, celebrada pelo bispo de Rondonópolis – Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim, presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“A Igreja, por sua natureza, é missionária”, disse o bispo. “Através do Dia Mundial das Missões, temos a oportunidade de apoiar concretamente a presença da Igreja em tantas regiões onde ela é a única presença de esperança, levando assistência e dignidade aos mais vulneráveis”.
Para celebrar o mês missionário, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a CNBB e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizam anualmente, durante o mês de outubro, uma Campanha Missionária nas paróquias, escolas e comunidades católicas com celebrações, formações e experiências missionárias. O objetivo da Campanha, segundo as POM, é “conscientizar os fiéis sobre a importância da missão na Igreja e angariar recursos para apoiar os esforços missionários em diferentes partes do mundo”.
“A Campanha Missionária é uma oportunidade singular para a Igreja no Brasil de fortalecer sua vocação evangelizadora. É um convite para que cada um de nós, leigos, religiosos e padres, nos tornemos efetivamente missionários da esperança, levando a Boa Nova de Jesus a todos os cantos do nosso país e do mundo. Este é um momento de união e de renovação de nosso compromisso com a missão, que é a essência da nossa fé”, disse a diretora das POM Brasil, irmã Regina da Costa Pedro.
A principal coleta da Campanha Missionária ocorre no fim de semana do Dia Mundial das Missões, dias 18 e 19 de outubro, e serão destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade, que apoia projetos de evangelização, educação, saúde e desenvolvimento comunitário nas regiões mais necessitadas do mundo, segundo as POM.
Fonte: ACI Digital / Por Monasa Narjara