Dezembro será tempo de festa da Arquidiocese de Belém para a Igreja em Ananindeua. E quem prepara tudo é a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe para abrilhantar a homenagem à sua padroeira que neste ano será iluminada pelo tema “Unidos a Maria de Guadalupe, em um só coração, perseveramos na oração”.
Os preparativos já mobilizam a comunidade da paróquia localizada na travessa WE 10-B, no conjunto Cidade Nova 1, em Ananindeua. No dia 15 de agosto passado, o pároco, padre Raimundo das Neves, antecipou as primeiras informações no lançamento do cartaz oficial da festa, ato realizado na praça em frente à paróquia, após Missa presidida por ele na Matriz.
O cartaz oficial da Festividade 2024 ilustra referências da história da Virgem de Guadalupe e seu manto, relacionando-as ao tema “Unidos a Maria de Guadalupe, em um só coração, perseveramos na oração” e traz as informações da festividade que vai acontecer de 1º a 12 de dezembro na paróquia.
O cartaz que divulga a festividade deste ano é uma composição idealizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) daquela paróquia com layout assinado por Liane Smith Santos, integrante daquela equipe, acolhendo proposta da diretoria da festividade. A escolha da criação de autoria de Liane a deixou muito feliz por poder contribuir com a divulgação da festa da padroeira da sua paróquia.
Ilustrando diversas referências e significados, o cartaz “traz um padrão mais tradicional da imagem, com o intuito, além de trazer às pessoas a reflexão do tema, também mostrar um pouco da história de Nossa Senhora Guadalupe”, explica Fabiano Moreira que junto à esposa Maria Moreira, são o casal coordenador da equipe da diretoria da festividade.
Descritivo do cartaz
O tema da festividade – “Unidos à Maria de Guadalupe, em um só coração, perseveramos na oração”, refere-se à inspiração do Espírito Santo e referendou a criação da peça, composto com um padrão mais tradicional da imagem de Nossa Senhora Guadalupe.
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, recebeu um exemplar especial do cartaz durante a sua participação na festa em homenagem a Santa Mônica, realizada dia 27 de agosto na comunidade dedicada à santa, vinculada à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
O broche no colarinho da veste da imagem confirma a afinidade dos missionários do Sangue de Cristo, cuja Congregação completa 209 anos. “Podemos confirmar uma afinidade muito grande com Maria de Guadalupe quando observamos o broche do colarinho dela, com uma cruz negra, fazendo menção aos missionários espanhóis da época, o qual está presente da parte inferior esquerda do cartaz”.
Nossa Senhora de Guadalupe, em sua aparição, confirma aos indígenas que Ela é a Mãe do Verdadeiro Deus através das flores de quatro pétalas, as quais para as antigas culturas Asteca representavam a presença de Deus, o Centro do espaço e do tempo, chamadas “NahuiOllin”. Essas flores estão estampadas na túnica, sobre o ventre de Maria, e também podem ser vistas na lateral esquerda do cartaz.
“Mãe do verdadeiro Deus, ela nos olha de forma especial e misericordiosa, e isto pode ser observado no cartaz, ao fundo, no semblante do rosto da imagem. Seus olhos vivos e profundos nos dão a certeza de que assim como ela refletiu em suas pupilas as imagens do Bispo, de um idoso, Juan Diego, uma família indígena e uma mulher negra, a Virgem de Guadalupe também nos vê, e podemos contar com sua intercessão em todos os momentos da nossa vida, pois Nossa Senhora tem um olhar misericordioso sobre todos os povos”, assegura o pároco, padre Raimundo.
“As rosas do cartaz recordam aquelas que foram usadas para comprovar a mensagem de Nossa Senhora ao Bispo. Nosso cartaz possui 7 rosas, as quais representam as 7 virtudes de Nossa Senhora, as 7 alegrias de Nossa Senhora, as 7 dores de Maria, que devemos perdoar 70×7, que Deus contemplou a sua obra no 7º dia, são 7 os dons do ES, são 7 os sacramentos. Assim como as rosas, as folhas verdes representam a esperança que temos quando oramos e pedimos para Maria interceder por nós”, seguem-se as explicações.
“Expressamos também na imagem a Luz Divina sobre a Virgem de Guadalupe e embaixo, sobre todos nós, quando rezamos o terço, em um só coração, unidos a Maria”, nota conclusiva sobre as figuras.
Festividade 2024: O descritivo informa, ainda, que o nome da paróquia e o tema na cor vermelha lembram a Congregação do Sangue de Cristo (que administra a paróquia), o Sagrado Coração de Jesus, o Sangue de Cristo e a Sua misericórdia diante das nossas dificuldades e orações.
A palavra Festividade com a mesma cor do manto de Nossa Senhora, uma vez que é um pedido para que a festa ocorra sob a proteção do Manto de nossa Mãe Maria de Guadalupe e da Luz Divina.
Padroeira de Toda a América: consagração histórica
A Festa de Nossa Senhora de Guadalupe é celebrada pela Igreja em 12 de dezembro. Por este título, Nossa Senhora é considerada a padroeira principal da América Latina.
A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe é fervorosa na América, especialmente, no Brasil, Cidade do México e toda a América que unem-se em celebrações pela data. Peregrinações, visitas à basílicas e manifestações de devoção não apenas fortalecem os laços de fé, mas também destacam a importância dessa Padroeira para todas as regiões.
Em 12 de outubro de 1945, Nossa Senhora de Guadalupe foi oficialmente declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII. Essa consagração, somada à coroação realizada por Leão XIII em 1875 e à consagração de toda a América Latina por João Paulo II em 1979, ressalta a importância histórica e espiritual da Virgem de Guadalupe que une corações e transcende fronteiras.
Fotos: pascom Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe