A festividade de São Francisco de Assis acontecerá de 25 de setembro a 4 de outubro realizada pela Arquidiocese de Belém, na paróquia dedicada ao santo.É o anúncio do cartaz oficial apresentado à comunidade paroquial este mês. Neste ano, a festividade enfatiza o tema “Das feridas à Vida Nova” – ‘Por suas Santas Chagas fomos curados’ (1Pd 2,24) em celebração aos 800 anos do dom dos Estigmas recebidos por São Francisco de Assis em 1224.
O lançamento do cartaz da festividade deste ano ocorreu dia 10 de agosto, durante Missa às 19h, presidida pelo pároco, Frei Luis Rota. A Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos), situada na travessa Francisco Caldeira Castelo Branco, 1541, bairro do Guamá, acolherá os fiéis na Arquidiocese de Belém para as celebrações, convidando-os a refletir sobre como, através do sofrimento e da entrega total, pode se alcançar a renovação espiritual e uma vida de maior intimidade com Deus.
Oitavo centenário do dom dos Estigmas
Os Estigmas de São Francisco referem-se às marcas das chagas de Cristo que apareceram no corpo de São Francisco de Assis em setembro de 1224, dois anos antes de sua morte. Segundo a tradição, enquanto Francisco estava em profunda oração no Monte Alverne, ele recebeu a visão de um serafim crucificado, momento em que as feridas de Cristo foram impressas, milagrosamente, em seu corpo.
Mencionar o fato histórico da impressão dos estigmas em São Francisco de Assis, nos provoca uma reflexão íntima e profunda sobre a experiência que se oculta nesse acontecimento. A Legenda Maior de São Boaventura, capitulo XIII, n° 05, expressa: “Francisco, o homem angélico desceu do monte, trazendo consigo a imagem do Crucificado, não esculpida em tábuas de pedra ou de madeira pela mão de um artífice, mas desenhada nos membros do corpo pelo dedo de Deus vivo”.(trecho de artigo, Frei Carlos André Ribeiro da Costa, OFMCap, 2021)
As chagas – nos pés, nas mãos e no lado – simbolizam a profunda união de São Francisco de Assis com o sofrimento de Cristo e são um dos sinais mais extraordinários de santidade na história do cristianismo, destaca a coordenação da festividade em Belém.
O Papa Francisco recebeu em 5 de abril deste ano, no Vaticano, os Frades Menores provenientes da Província da região italiana da Toscana e do Santuário de La Verna, local onde São Francisco de Assis recebeu os estigmas.
A audiência com o Santo Padre àquela data demarcava o início das celebrações do oitavo centenário do dom dos estigmas, que São Francisco recebeu em 14 de setembro de 1224, dois anos antes de sua morte.
Fotos: Pascom Paróquia de São Francisco de Assis/Capuchinhos