Foto: Pascom Paróquia Sao Pedro e São Paulo
Foto: Pascom Paróquia Sao Pedro e São Paulo

Encerrando as festividades dos Santos Juninos, temos no dia 29 de junho, São Pedro e São Paulo, reconhecidos como “Colunas da Igreja”.  Devido a importância dos apóstolos é celebrado na mesma data pela Igreja Católica de todo o mundo o Dia do Papa

São Pedro é o primeiro Papa da Igreja Católica, padroeiro dos pescadores e protetor das viúvas.  Já São Paulo é conhecido como o grande evangelizador e apóstolo da comunicação. Ambos foram incansáveis na expansão do Cristianismo em seus primeiros anos após a morte e ressurreição de Cristo. 

Na Arquidiocese de Belém as homenagens a São Pedro e São Paulo ocorrem nas paróquias dedicadas aos santos, no bairro do Guamá e em Mosqueiro, na Paróquia Sant’Ana da Campina, no bairro da Campina e no Vaticano. 

No Vaticano, Praça São Pedro – Na segunda-feira (29) Dom JulioEndiAkamine, Arcebispo Metropolitano de Belém, receberá o Pálio Arquiepiscopal durante a celebração da Solenidade dos São Pedro e São Paulo, presidida pelo Papa Leão XIV, na Praça São Pedro, no Vaticano. A celebração reunirá arcebispos de diversas partes do mundo que foram nomeados ao longo de 2025. A cerimônia será às 4h30 (horário de Brasília) e terá transmitida ao vivo pela Rede Nazaré, Veículo de Comunicação da Arquidiocese de Belém, com reprise às 12h.

Na Paróquia São Pedro e São Paulo (Rua Barão de Igarapé Miri, 430, Guamá), a festividade começou no dia 20 e segue até o dia 28 de junho, com o tema:” Confirmados na fé de Pedro e enviados com Paulo, anunciamos o Evangelho”. A festividade conta diariamente com o Terço da Alvorada às 6h, novena às 18h, missa às 19h e programação cultural a partir das 20h.

No sábado (27) a procissão com as imagens de São Pedro e São Paulo sairá da Comunidade São Vicente de Paulo, na Passagem Joana D’arc, 104, Guamá e percorrerá a Tv. Liberado de Castro, rua Epitácio Pessoa, Tv. Vinte de Fevereiro, Rua Barão de Igarapé Miri até a Paróquia São Pedro e São Paulo. Na chegada da procissão, haverá a Santa Missa seguida de programação cultural. 

   No domingo (28), a programação terá missa às 7h, 9h e às 12h a tradicional missa e bênção das chaves.  Às 18h30 terá a missa de encerramento da festividade, seguida de programação cultural.  Todas as missas serão presididas pelo Pároco, Padre Adailson Oliveira da Silva.   

Na Paróquia de São Pedro Pescador (Rodovia BL13, nº 100, Baía do Sol – Mosqueiro), a festividade ocorrerá de 26 de julho a 5 de julho, com o tema .“A Exemplo de São Pedro, ouçamos Jesus, que diz: Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). A programação conta diariamente com terço e adoração às 18h20 e missa às 19h. 

Círio de São Pedro

No domingo (28), a programação com o Círio Fluvial saindo às 8h, (de acordo com a maré), da Capela São Sebastião, na Baía do Sol, (Rampa da Fazendinha) para a Capela Divino Espírito Santo (Rampa do Bacuri). Na chegada haverá a Bênção dos pescadores e das chaves.

A procissão do Círio de São Pedro sairá às 17h, da Capela Divino Espírito Santo em direção à Igreja Matriz de São Pedro Pescador. Na chegada da procissão, haverá a Missa Solene presidida pelo Padre Luciano Pantoja, vigário do Santuário Nossa Senhora do Ó.  

Na segunda-feira (29) Dia de São Pedro, Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, presidirá às 19h, a Missa Solene.  A festividade segue até o dia 5 de julho com terço às 18h20 e missa às 19h.

Na Paróquia Sant’Ana da Campina (Rua Padre Prudêncio, 95, Praça Maranhão, Campina), a festividade ocorrerá no domingo (28) com missa às 9h, presidida pelo Pároco Cônego Antonio Beltrão e na segunda-feira (29) Dia de São Pedro, a missa será às 12h, presidida por Dom Raimundo Possidônio, Bispo da Diocese de Bragança. 

Dia do Papa: Junto com a Festa de São Pedro e São Paulo (29) a Igreja Católica de todo mundo celebra o Dia do Papa.  No Brasil a data é transferida para o domingo mais próximo, neste ano, no dia 28 de junho.  Nesta celebração realiza-se o Óbolo de São Pedro que é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre. As doações são usadas em obras eclesiais, trabalhos humanitários e de promoção social, atividades da Santa Sé, dioceses, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades.

Fonte: Arquidiocese de Belém

Compartilhe essa Notícia

Leia também