Festividade de Sant’Ana e São Joaquim

Foto: Luiz Estumano

 

A Igreja celebrará no próximo dia 26 de julho a festividade de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. Na Arquidiocese de Belém, os padroeiros dos avós serão homenageados na Paróquia Sant’Ana da Campina onde a festividade acontecerá de 21 a 26, como o tema “Com Sant’Ana e São Joaquim, dizemos ao Pai: seja feita a vossa vontade”.

A festividade será aberta domingo, 21, com Missa às 9h, presidida pelo pároco, cônego Antônio Beltrão. Em seguida, a tradicional carreata com as imagens de Sant’Ana e São Joaquim percorrerá as ruas dos bairros da Campina e do Reduto.

A carreata sairá da Paróquia Sant’Ana, situada em frente à praça Maranhão, passando pela rua Manoel Barata, travessa Rui Barbosa, rua Tiradentes, avenida Assis de Vasconcelos, travessas Aristides Lobo, Frutuoso Guimarães e rua Manoel Barata, retornando à paróquia.

A programação da festividade nos dias 22 e 26 inclui novena às 11h e Missa às 12h, celebrada por padres convidados. Durante as atividades, haverá venda de comidas típicas e artigos religiosos.   

Quinta-feira, 26, Dia dos Avós do Menino Jesus, a programação iniciará às 10h com novena. Já às 12h, será a Missa Solene com a bênção dos idosos e dos avós, presidida pelo padre André Teles, Vigário Episcopal da Região Sant’Ana. À tarde, a novena será às 16h, e às 17h, o pároco, cônego Antônio Beltrão, presidirá a Missa Solene de encerramento da festividade, com a bênção dos idosos e dos avós.

A Paróquia Sant’Ana da Campina está localizada na rua Padre Prudêncio, em frente à praça Maranhão, bairro da Campina.

 

Paróquia Sant’Ana da Campina

A Paróquia Sant’Ana da Campina é uma das mais antigas e tradicionais da cidade de Belém, no Pará. Foi fundada em 1727, como a segunda paróquia da época colonial, e teve sua atual igreja construída entre 1761 e 1782, pelo arquiteto italiano Antônio José Landi. A igreja tem um estilo neoclássico, com influências do barroco e do colonial, e se destaca pela sua lanterna redonda coroada por uma cúpula e uma cruz, uma raridade nas igrejas brasileiras. O interior da igreja é revestido de mármore e possui pinturas florais no teto e duas telas de Pedro Alexandrino nas capelas laterais. A igreja também abriga uma réplica da imagem de São Pedro, de Roma. A paróquia é um centro de fé e devoção dos fiéis, que celebram a festa de Sant’Ana no dia 26 de julho. 

Dia Mundial dos Avós e Idosos

Criado pelo Papa Francisco, o Dia Mundial dos Avós e Idosos é celebrado pelo quarto ano consecutivo em toda a Igreja no mundo. O Pontífice, ao criar a data, quis que a sociedade pensasse e refletisse acerca de sua atenção e valorização para as pessoas idosas. Neste ano, o tema escolhido pelo Papa é “Na velhice, não me abandones” (Salmo 71,9), e pretende destacar como a solidão é, infelizmente, a amarga companheira na vida de muitos idosos que, muitas vezes, são vítimas da cultura do descarte.

No ano de preparação para o Jubileu, que o Santo Padre escolheu dedicar à oração, o tema do evento é retirado do Salmo 71, a súplica de um ancião que retraça a sua história de amizade com Deus.

Ao valorizar os dons dos avós e dos idosos e a sua contribuição para a vida da Igreja, a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos visa promover o compromisso de cada comunidade eclesial em construir laços entre as gerações e combater a solidão, cientes de que – como afirma a Escritura – “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18).

Compartilhe essa Notícia

Leia também