A festividade em homenagem a Nossa Senhora do Bom Remédio inicia nesta quinta-feira, 29 de agosto, estendendo-se até 8 de setembro, no Santuário dedicado à padroeira no conjunto Satélite, em Belém. A programação inclui atividades religiosas e culturais, destacando-se o 46º Círio a realizar-se em 1º de setembro.
O Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio já se estabeleceu como uma tradição para os devotos que há 45 anos conduzem a imagem da padroeira pelas ruas do conjunto Satélite e bairros próximos ao Santuário. Neste ano, a Missa do Círio acontecerá às 7h30 na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, localizada no conjunto Pedro Teixeira, e será presidida pelo padre Rubinei Coelho, da Arquidiocese de Santarém.
Encerrada a celebração eucarística, a imagem da Virgem do Bom Remédio percorrerá um trajeto de aproximadamente 4,5 km conduzida em berlinda ornamentada com flores. Durante o percurso, é comum os moradores locais oferecerem suas homenagens, expressando sua gratidão pelas bênçãos alcançadas por meio da intercessão da Senhora do Bom Remédio. A caminhada culminará em a Santa Missa à chegada no Santuário da padroeira, presidida pelo padre Humberto Brito, Vigário da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.
Inspirada no Ano da Oração, a festividade será realizada com o tema “Maria, Mestra da Oração”, um convite aos fiéis a mergulharem na espiritualidade, seguindo o exemplo da Mãe de Deus, que “nos guia na oração e nos prepara para o Jubileu da Esperança em 2025”, ressalta a coordenação.
A festividade contará com Missas celebradas por bispos, cônegos e padres das arquidioceses de Belém e de Santarém, e da Diocese de Bragança. Além das celebrações eucarísticas, os fiéis são convidados a participar do Terço Mariano diário, às 17h30, bem como da Novena de Nossa Senhora do Bom Remédio.
Durante a festividade haverá um passeio guiado pelo Santuário nos dias 29 de agosto, e nos dias 4 e 7 de setembro, ocasião em que os presentes poderão conhecer a história da devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio e resguardada pelos quase 44 anos da paróquia que foi elevada a Santuário Arquidiocesano.
As noites de festividade também serão momentos de celebração cultural, com apresentações de artistas locais na quadra paroquial. Além das apresentações musicais, o arraial contará com venda de comidas típicas, bingos e parque de diversões, proporcionando momentos de confraternização e alegria para toda a comunidade.
Da redação, com informações e fotos de Jefferson Bruno
Pascom/Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio