Neste domingo, 1º de setembro, acontecerá a Procissão da Bíblia, realizada pela Paróquia Cristo Peregrino, localizada na rua União, 21, Atalaia, Ananindeua. A procissão iniciará às 7h com saída da Escola Municipal São Paulo, percorrendo várias ruas do bairro em direção à igreja matriz. “Todos os paroquianos estão convidados a levar suas bíblias para participar deste momento marcante de nossa Igreja, louvando a palavra de Deus”, convida o pároco, padre Nilton Cezar Reis.
Padre Nilton explica que “a procissão da Bíblia retoma a caminhada do Povo de Deus rumo à Pátria Celeste e, de modo especial, nos convoca, enquanto membros desse mesmo povo, a manifestar a nossa fidelidade ao Senhor, Palavra viva e encarnada”.
A procissão da Bíblia é um grande evento, realizado com a finalidade de marcar o mês da Bíblia – setembro – e convida o fiéis a viverem mais próximo e alimentados pela Palavra de Deus.
Setembro é tradicionalmente celebrado no Brasil como o “mês da bíblia”, uma escolha feita pelos bispos em homenagem a São Jerônimo, cuja festa é comemorada no dia 30. São Jerônimo, que viveu entre os anos de 340 e 420, foi responsável por revisar a tradução latina da sagrada escritura, conhecida como vulgata, uma referência até hoje nas traduções bíblicas.
Durante este mês, a Igreja convida os fiéis a aprofundar seu conhecimento e amor pela Palavra de Deus, tornando uma leitura diária e meditada da Bíblia. “Com Jesus como seu centro, a Bíblia contém tudo o que Deus quis comunicar para a nossa salvação, e é fundamental ao discípulo missionário estar firmemente enraizado na Palavra para testemunhar no mundo”, ressalva padre Nílton.
A Comissão para a Animação Bíblico Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança o subsídio que guiará a Igreja no Brasil durante o mês da bíblia, em setembro. Este ano, as Comunidades são convidadas a refletir sobre o livro de Ezequiel, inspirado pelo lema “Porei em vós meu Espírito e vivereis” (EZ 37,14). Como apoio, foram disponibilizados o texto-base e um livreto com encontros bíblicos.
A celebração do mês da bíblia é um exemplo de sinodalidade, unindo Comunidades em torno do propósito de difundir e viver a Palavra de Deus, ao refletir sobre Ezequiel, as comunidades respondem ao convite do Papa Francisco para se prepararem para o Jubileu 2025, tornando-se mensageiras de esperança.
A sagrada escritura chama não apenas ao conhecimento, mas à vivência da Palavra de Deus. No Evangelho de São Mateus, Jesus deixa claro que não basta conhecer ou orar sobre a Palavra; é preciso praticá-la. Ele afirma: “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai” (MT 7,21). Jesus também adverte que muitos, que realizaram obras em seu nome, serão rejeitados por não terem vivido de acordo com a Palavra.
“A procissão não só representa, como faz parte da caminhada do povo de Deus. Desde o Antigo Testamento vemos relatos da peregrinação do povo de Deus. É o povo que caminhava com a arca da aliança ( a palavra de Deus registrada como lei para o povo ) rumo a terra prometida . Já no Novo Testamento (a Palavra de Deus faz-se presente nas sagradas escrituras como caminho verdade e vida sendo ela mesma (Jesus Palavra). Portanto, enquanto peregrinos na terra, somos Igreja em procissão rumo a Nova Jerusalém sempre acompanhados de Jesus Palavra)” ressaltou FabrÍcio Melo, Coordenador da Escola de Evangelização Santo Andre (EESA).
Serviço:
Procissão da Bíblia da Paróquia Cristo Peregrino
Local: Em frente a Escola Municipal São Paulo (Conj. Jarderlândia 2)
Hora: 7h