Com informações da Paróquia São Vicente de Paulo
Pastoral da Comunicação
A Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Paar, em Ananindeua, está celebrando o Jubileu de Pérola. Para comemorar, a paróquia realizou uma peregrinação a alguns dos principais santuários brasileiros no período de 15 a 22 de julho, sob a direção espiritual do pároco, padre Demison Batista.
A jornada espiritual atravessou três estados brasileiros: Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. A viagem proporcionou aos peregrinos uma experiência única de fé e devoção, permitindo-lhes reforçar os laços de comunidade e de espiritualidade.
A peregrinação começou pelo Estado de Goiás, considerado um local de profunda tradição católica.
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, foi a primeira parada. Esse santuário é um dos principais destinos de peregrinação no Brasil, atraindo milhões de devotos anualmente.
Durante a visita a Goiás, os fiéis participaram de Missa e do programa “Boa noite,meu Pai”, na TV Pai Eterno. Além de Trindade, o grupo visitou a cidade de Caldas Novas, aproveitando para conhecer o Parque Aquático Lagoa.
O Cristo Redentor foi destaque na viagem ao Rio de Janeiro. Ali, a visita dos peregrinos revestiu-se de um dos momentos mais emocionantes da jornada.
Contemplando o monumento que representa “Cristo de braços abertos, no alto do Corcovado, abençoando a cidade carioca, foi um momento de experiência espiritual profunda. Os fiéis aproveitaram para rezar e meditar, sentindo a presença divina naquele local icônico’, observa o padre Demison.
O monumento Cristo Redentor foi eleito em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno, e a visita ao local foi um dos momentos mais emocionantes da jornada, de acordo com padre Demison.
“A vista panorâmica do Rio de Janeiro também proporcionou a eles uma conexão mais profunda com a criação divina”, conta o sacerdote.
Aproveitando a oportunidade de estar no estado fluminense, o grupo conheceu o ‘Caribe Brasileiro’, como é conhecida a Região dos Lagos e suas praias de águas transparentes. Ali, conheceram o Arraial do Cabo, distante 165km do Rio.
Concluída em São Paulo, a peregrinação conduziu os fiéis ao Santuário Frei Galvão, erguido em homenagem ao primeiro santo brasileiro.
O grupo foi também à Canção Nova e ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, considerado o maior templo católico do Brasil e um dos mais importantes do mundo.
A grandiosidade da Casa da Mãe Aparecida e a devoção dos fiéis criaram umambiente de profunda espiritualidade no local. A visita incluiu Missa, visitações e momentos de reflexão pessoal.
Os peregrinos também conheceram em São Paulo, a cidade de Campos do Jordão, a Suíça Brasileira, apreciando as maravilhas da cidade, como o Mosteiro de São João, administrado pelas Irmãs Beneditinas.
Léa Fiel, uma das peregrinas, definiu a viagem como a realização de um sonho. “Gratidão é a palavra que resume esse sonho que se tornou realidade. Não tenho palavras para descrever tudo o que vi, vivi e senti”.
“Poder ter a honra de participar das Missas nos santuários do Divino Pai Eterno, Canção Nova e Nossa Senhora Aparecida foi emocionante e muito gratificante. Estar ali, agradecendo por todas as bênçãos, renovando os pedidos, não só meus, mas de amigos e familiares, não tem como descrever”, continua Léa.
A peregrina Léa segue narrando suas impressões; “Ir ao Cristo Redentor e ao Mosteiro de São José e conhecer a história do primeiro santo brasileiro, o Frei Galvão, foi como fechar com chave de ouro a realização deste sonho. Agradeço, primeiramente, a Deus e ao nosso pároco, padre Demison, pela oportunidade de conhecer lugares abençoados e pessoas incríveis”, concluiu a paroquiana.
Paróquia São Vicente de Paulo
Localizada na avenida Rio Solimões, 761, no bairro Paar, município de Ananindeua (PA), a Paróquia São Vicente de Pauloé presença da Arquidiocese naquela porção da região metropolitana de Belém desde a sua ereção canônica em 1994.
Padre Demison Batista é o atual pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, na condição de diretor espiritual, conduziu a peregrinação que celebra as três décadas de missão da igreja no Paar.
“Os peregrinos fortaleceram sua fé e renovaram seus votos de devoção durante a experiência que lhes proporcionou uma união ainda maior da comunidade paroquial, deixando uma marca espiritual duradoura em cada coração”, avalia padre Demison.
O pároco agradeceu pela participação dos fiéis na jornada, aos organizadores da peregrinação e compartilhou sua fé e entusiasmo.
Referindo-se à programação ele afirma que “uma peregrinação é uma viagem, individual ou coletiva, a um lugar sagrado, seja um lugar santo, um santuário ou a cidade onde viveu um santo, por motivos de devoção, petição ou ação de graças, como foi nosso caso”.
“Render graças a Deus pelos 30 anos de ereção canônica da nossa Paróquia de São Vicente de Paulo, elevar a Deus preces de gratidãonos vários santuários visitados, foi uma experiência importante”, avalia padre Demison.
“A nossa prece foi ocasião de agradecer a Deus pelas tantas pessoas que doaram suas vidas pela evangelização em nosso bairro. Essa peregrinação foi também uma ocasião de crescimento espiritual e de reforço da fé, além de estreitar nossos vínculos fraternos, pela oração e pela convivência”, segue, analisando, o pároco.
Padre Demison roga pela intercessão do padroeiro. “Ao concluirmos essa jornada, pedimos ao nosso padroeiro, São Vicente de Paulo, que interceda por nós, para que possamos ver e viver a vida como uma peregrinação contínua em direção à Casa do Pai”.
A viagem faz parte do cronograma de comemoração do Jubileu de Pérola dos 30 anos da Paróquia São Vicente de Paulo, informa padre Demison.