Miscelânea: Lições de Jesus durante a longa viagem a Jerusalém

 
 
A partir desta edição, acompanharemos, o tempo que for necessário, Jesus em sua longa viagem a Jerusalém, rumo ao Calvário, (Lc 9,31-19, 40), para aprender com suas palavras, seus gestos, suas atitudes e, até, com seus silêncios, uma vez que, nele, tudo, mas tudo mesmo, é proveitoso ensinamento.
 
Vou logo avisando a meus prezados leitores, na suposição de tê-los, que levaremos nisso, certissimamente, várias edições, visto que essa viagem foi demorada e nela ele não ficou sem ensinar sequer um minuto, que ô abismo sem fim de sabedoria! 
 
Comecemos, pela ordem:
O primeiro deles, logo no iniciozinho da viagem, foi sua resposta a Tiago e João, enviados por Ele a uma aldeia da Samaria com o fim de prepará-la para recebê-lo. Indignados por não terem sido atendidos, porque se dirigiam a Jerusalém, cidade odiada pelos Samaritanos, perguntam-lhe,loucos para ouvir um sim:  
 
– Senhor, queres que mandemos que caia um raio do céu e acabe com eles?
Vê-se, por isso aí, que não foi à toa que Jesus, com seu humor crítico, apelidou-os de “Boanerges”, isto é, filhos do trovão, ou seja, esquentados, pavio curto. 
Lucas não registrou o que Jesus lhes falou, limitando-se a dizer: Ele se voltou e os repreendeu (9,55).
Fico a imaginar o teor dessa repreensão. Possivelmente, mais ou menos o seguinte: 
– Não, de modo algum. 
E mais:
– Lembram-se dos que lhes ensinei no sermão da Planície (Lc 6,22)? “Felizes quando os homens vos desterrarem, vos insultarem, e denegrirem vosso nome por causa do Filho do Homem. Saltai então de alegria, porque no céu será grande a vossa recompensa". Como também lhes disse então: “amai vossos inimigos, fazei o bem a quem vos odeia, bendizei os que vos amaldiçoam, rezai pelos que vos injuriam, a quem te bater numa face, oferece-lhe a outra (Lc 6,27-29)”. Em síntese: ao mal retribuir com o bem, às maldições com bênçãos.
 
Em Lc 9, 57-62, temos três ensinamentos sobre as exigências requeridas a quem se dispõe a seguí-lo, cada um deles a uma pessoa diferente, todas três anônimas. 
 
À primeira, que lhe diz “Eu te seguirei para onde fores,” ele responde, literalmente: 
– As raposas têm tocas, as aves têm ninhos, mas o Filho do Homem – expressão usada por Jesus nos sinóticos para se autonomear, equivalente a eu – não tem onde reclinar a cabeça (9,59).
 
Com essas palavras, trocando-as em miúdos como fala o povo, quer deixar-lhe bem claro que seu seguimento não é nada fácil, muito pelo contrário, pois que ele, sendo um pregador ambulante, não tem pouso certo, chegando às vezes, provavelmente, a dormir ao relento, em qualquer lugar, onde desse. Que, portanto, requer, de quem quiser acompanhá-lo, total desprendimento e firme disposição de enfrentar toda espécie de desconforto.
A segunda pessoa não se oferece, é ele quem a chama, como aos quatro primeiros discípulos, a dupla de irmãos Simão e André, Tiago e João. Ao segue-me de Jesus o convocado responde: 
– Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai(9,59).
A réplica de Jesus a essa desculpa fica para a próxima edição, uma vez que nesta meu espaço acabou. 

 
 
 
 

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