Miscelânea: Maldição (XIII)

Como prometi, no finalzinho da edição passada aqui de Miscelânea, nesta de hoje elencaremos as vezes em que, na Bíblia, aparece o verbo amaldiçoar, bem como os livros em que ele se encontra e, se o espaço der, assim o espero, relacionaremos quer os nomes dos amaldiçoadores, quer os dos amaldiçoados, além das razões da maldição.

Desta vez, minha guia é apenas a Concordância da Sociedade Bíblica do Brasil, por não ter, também, a Católica.
Segundo ela, o verbo em questão é encontrado, ao todo, sessenta e quatro vezes, na verdade, sessenta e cinco, sendo sessenta e duas no Primeiro (ou Antigo) Testamento e três no Segundo (ou Novo), em vinte e dois livros: dezenove do Primeiro Testamento e três do Segundo. Os dezenove do Primeiro Testamento e o número de citações de cada: Gênesis, quatro citações segundo a Concordância da Sociedade Bíblica, mas, pelas minhas contas, que me parecem corretas, cinco; Êxodo, duas citações; Levítico: cinco; Números: quatorze; Deuteronômio: duas; Josué: uma; Juízes: três; I Samuel: uma; II Samuel: oito; I Reis: uma; II Reis: uma; Neemias: duas; Jeremias: uma; Malaquias: três.

Os três do Segundo Testamento: Marcos: uma; Romanos: uma; Tiago: uma.

Detalhemos as vezes em que esse verbo aparece.

As cinco do livro do Gênesis:

Em 4,11, que não consta na Concordância Bíblica, Deus diz a Caim que é a terra que o amaldiçoa, por ele ter se tornado fraticida ao matar, por inveja e ciúme, um inocente, seu irmão Abel.

Textualmente: “A voz do sangue do teu irmão clama da terra a mim. Por isso te amaldiçoa esta terra que abriu a garganta para receber de tua mão o sangue do teu irmão.”

Em 5,29 Lamec, pai de Noé, afirma que Deus amaldiçoara a terra. A razão encontra-se em Gênesis 3,17, dada pelo próprio Deus a Adão: “Porque deste atenção à tua mulher e comeste da árvore proibida, maldito seja o solo por tua culpa,” etc.

Em 8,21, ao aspirar o perfume dos animais e aves lhe oferecidos por  Noé em holocausto (lembrando: holocausto, biblicamente, era o sacrifício em que a vítima, depois de sacrificada, era inteiramente queimada e a fumaça subia ao céu como sinal de entrega total a Deus), o Senhor diz a si mesmo: “Não voltarei a amaldiçoar a terra por causa do homem.”

Em 12,3, Deus diz a Abraão: “Abençoarei a quem te abençoar e amaldiçoarei quem te amaldiçoar.”
Finalmente, em 27,29, diz Isaac, já cego, a seu filho Jacó, que fazendo-se passar por seu irmão Esaú atende à solicitação do pai de sair para caçar e lhe trazer a caça como alimento: “maldito quem te amaldiçoar, bendito quem te abençoar”.

Para terminar, pois meu espaço está acabando, as duas citações que se encontram no livro do Êxodo: em 21,17, o código da Aliança – palavras de Deus a Moisés – estatui: “quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe é réu de morte.” E em 22,27,  ainda o Senhor a Moisés, com vista a todos: “… – não amaldiçoarás o chefe do teu povo.”
As citações que deixaram de ser vistas ficam para nossa próxima edição. Shalom!