Missa dos 70 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

 
A celebração eucarística dos 70 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição,  situada no Bairro da Cidade Velha, ocorreu às 19h do dia 26 de janeiro. A celebração foi presidida pelo pároco, Padre Adailson Oliveira, contando com a presença do Monsenhor Marcelino Gonçalves Pereira, pároco da Paróquia de Santa Teresinha,  do Padre Roberto Cavalli, Cura da Sé e Frei Paulo Alessandro Moreira Dias, pároco de São José de Queluz.
 
No comentário inicial foram lembrados os padres que atuaram na paróquia, grupos e movimentos existentes, que ajudam na missão e mobilizam a comunidade paroquial. Nesse dia deram-se a bênção e a instalação do brasão paroquial, dos novos sinos, dos novos bancos e a inauguração da Capela do Santíssimo. 
 
A liturgia do dia foi dedicada à Imaculada Conceição, padroeira da comunidade, para mostrar que Maria é aquela que intercede junto a seu filho. A primeira leitura, extraida do livro de Ester, lembrou o momento em  que ela,  rainha, pediu ao rei a libertação e a vida de seu povo. O Salmo responsorial foi o canto de Ester, que fala sobre a rainha sentada à direita do trono real, com veste esplendente de ouro de ofir. A segunda leitura,  do livro do Apocalipse, fala da mulher vestida de sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de 12 estrelas. No Evangelho de São João a reflexão sobre o casamento em Caná, onde Maria e Jesus estão presentes, falta vinho, Maria vê a aflição dos noivos e leva Jesus a atencipar seu  primeiro milagre. 
 
Hoje nossa Paróquia comemora 70 anos de alegria
 
Em sua Homilia Padre Adailson reflete que “Maria percebe a falta do vinho e Jesus acolhe seu pedido, por isso ele permite que ela participe da obra da salvação. Logo Maria é movida de compaixão e, inspirada pelo coração misericordioso de mãe, pede a Jesus que intervenha com seu poder salvador. O evangelista João ajuda a compreender como Maria, cooperadora da salvação,  foi a primeira a beber o vinho da alegria. Hoje nossa Paróquia comemora 70 anos de alegria. Desde o dia 26 de janeiro do ano passado estamos preparando com muita dedicação este jubileu com várias atividades que buscaram resgatar a história de nossa paróquia. Queremos neste dia expressar nossos agradecimentos a Deus por tudo que Ele fez em nosso favor. Por isso, o tema escolhido foi ‘Evangelizando na alegria e na misericórdia’. As muitas pessoas que passaram por aqui foram expressão de alegria e misericórdia. Com o lema ‘Vinde e vede’ , hoje somos chamados a vir e a ver os frutos que foram deixados por elas e suas histórias de vida, de suor de labutas, de entrega de vidas”.
 
No momento do ofertório os representantes de cada pastoral ofertaram símbolos que representavam sua caminhada paroquial. No final da celebração, 70 rosas foram depositadas aos pés da Imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Durante a comemoração de aniversário foram lembrados também os 25 anos de presença da congregação das Irmãs missionárias Xaverianas,  para auxiliar na missão.
 
A paróquia dedicada é fruto da dedicação de três senhoras que, com recitação do terço na Rua Carlos de Carvalho durante o período da Segunda Guerra Mundial,  conseguiram atrair muitos devotos.  Devido a isso, o bispo da época, Dom Mário de Miranda Vila Boas, devotíssimo de Nossa Senhora, erigiu, em 1947, a Paróquuia da Imaculada Conceição. Hoje o trabalho dos grupos e movimentos é de grande importância para a evangelização.
À frente da comunidade, padre Adailson criou novos grupos, como o ECC, a Liturgia, o Terço dos Homens e a Pastoral da Pessoa Idosa. 
 
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também