Missa em ação de graças pela posse dos eleitos em Belém

Uma Missa em ação de graças, na Igreja da Sé (Catedral de Belém), presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, marcou a solenidade de posse do Prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), do vice-prefeito Orlando Reis (PSB) e mais os 35 vereadores da Câmara Municipal de Belém (CMB) para o mandato 2017-2020. A celebração eucarística  coincidiu com a Solenidade de Santa Mãe de Deus.

No início da celebração Dom Alberto deu as boas vindas a todos os presentes. Em sua homília refletiu sobre a figura de Maria, Mãe de Deus, e colocou em relevo a mensagem do Papa alusiva ao dia Mundial da Paz, partindo da realidade vivenciada na capital paraense: “Se sentimos ressoar em nosso espírito os apelos dos papas, vemos quanto eles receiam a guerra para a humanidade. Na guerra tudo se perde, enquanto na paz tudo se ganha”.

Na ocasião, Dom Alberto fez um apelo em favor da cidade ao prefeito e ao seu vice, para o fortalecimento da paz e superação da violência: “Que se priorize o cuidado com as pessoas, a construção da paz, a superação dos imensos focos de violência presentes em nossa cidade e a busca da superação das suas causas”.

O prefeito Zenaldo Coutinho e sua filha se dirigiram ao altar, onde deixaram um buquê de flores, o terço e a bandeira da Câmara Municipal de Belém, gesto concluído com uma breve oração. Em seguida o prefeito destacou: “Sob as bênção de Deus com a proteção e intercessão de Nossa Senhora, aqui Nossa Senhora de Belém, ao nosso Estado como inteiro a Nossa Senhora de Nazaré, nos abençoando e intercedendo por nós”. Em seguida, Dom Alberto, abençoou a todos, e, de forma especial, o prefeito e seu vice.

Após a Missa os eleitos seguiram até a Câmara Municipal para a solenidade de posse. Em seu discurso para a nova gestão, Zenaldo declarou que os desafios serão grandes em decorrência da situação financeira do país. No entanto, obras serão concluídas e uma nova secretaria municipal será criada para gerir situações que envolvam o ordenamento e a limpeza da cidade.