Missão Jovem e preparação para a JMJ 23

O ano da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude foi marcado por várias iniciativas

 

O ano da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi marcado por várias iniciativas pastorais voltadas para os grupos juvenis de todo o país. As principais iniciativas são a oferta de subsídios, a realização da 5ª Missão Jovem na Amazônia e as ações relacionadas à preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Confira abaixo.

Janeiro
Os bispos membros da Comissão para a Juventude da CNBB e a assessora irmã Valéria Leal visitaram a prelazia de Alto Xingu – Tucumã e diocese de Marabá, ambas no Pará, na primeira semana de janeiro, durante a preparação para a 5ª Missão Jovem na Amazônia. Era a retomada do projeto “Missão Jovem” após 2 anos de cancelamento devido à pandemia. O evento foi realizado em julho.
Ainda nas primeiras semanas de janeiro, a Comissão para a Juventude lançou um caminho pedagógico para guiar a juventude ao longo do ano. Com o título “Nos Rastros”, o material teve como objetivo guiar as expressões juvenis ao longo do ano, como um percurso para o amadurecimento da fé na vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo.
O Caminho Pedagógico contemplou, por exemplo, a vivência da Campanha da Fraternidade, no tempo da Quaresma, a preparação do Dia Nacional da Juventude (DNJ), e a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), na Festa de Cristo Rei.

Março
Em março, na perspectiva da preparação para a Páscoa, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB disponibilizou para os jovens um Planner Quaresmal. O recurso teve o intuito de ajudar os jovens a organizarem o seu caminho espiritual durante os dias da vivência quaresmal. O bispo de Valença (RS) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Nelson Francelino de Souza, conclamou os jovens brasileiros a se envolver também com a Campanha da Fraternidade e ajudar a criar o novo momento na educação. Exortou-os também ao gesto concreto da campanha.

Maio
Em maio, o Papa Francisco dedicou sua intenção de oração aos jovens. O pedido era rezar para “que os jovens, chamados a uma vida em plenitude, descubram em Maria o estilo da escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço”.
E, aqui no Brasil, os bispos da Comissão Episcopal para a Juventude prepararam três orações com temáticas diferentes para serem meditadas a cada semana. Na sua proposta de oração, o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Nelson Francelino, lembrou dos jovens desempregados.

Julho
No mês de julho, foi realizada a Missão Jovem na Amazônia, com o mote “abrindo caminhos de esperança na prelazia de Tucumã (PA)“. Dezenas de pessoas, entre jovens missionários, seminaristas, religiosos e bispos de todo o país participaram da experiência missionária entre os dias 15 e 25 de julho. A iniciativa teve apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil).
Ainda no mês de julho, a Comissão para a Juventude lançou o livro-documento “Grupo Jovem Paroquial: jeito jovem de ser Igreja”. A publicação, gratuita e em versão digital, é fruto de uma pesquisa nacional e análise mais detalhada do carisma dessa expressão juvenil, e contou com a colaboração de representantes dos Grupos de Jovens Paroquiais na Comissão, assessorados pela irmã Valéria Leal e pelo padre Watson Façanha.

Agosto
Em reunião realizada em Brasília, bispos e assessores da Comissão trabalharam na construção do novo plano pastoral para a evangelização da juventude e avaliaram a V Missão Jovem na Amazônia.
Outra ação foi o lançamento da série de materiais sobre política, em vista do processo eleitoral. “Papo de Jovem: Juventude & Política” buscou proporcionar aos jovens um aprofundamento sobre política e, ao mesmo tempo, uma reflexão se seus direitos como cidadão são reconhecidos.
Ainda em agosto, a primeira grande mobilização em vista da Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa, Portugal. Uma comitiva do comitê organizador da JMJ Lisboa 2023, liderada pelo bispo dom Américo Aguiar, esteve na 59ª Assembleia Geral da CNBB e visitou algumas cidades com a missão de animar, mobilizar e convidar os jovens brasileiros à participação no evento que reúne jovens de todo o mundo.

Setembro
Na perspectiva da inspiração mariana, foi divulgada, em setembro, a mensagem do Papa Francisco para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude, em 2022 e 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Essa jornada conta com dois momentos de celebração. Uma, nas dioceses, realizada no dia 20 de novembro deste ano e, a nível internacional, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Outubro
Com o título “Ao seu lado”, foi apresentado o novo plano trienal de evangelização da juventude para o período de 2023 a 2025. O novo projeto tem como inspiração a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) e está organizado a partir de quatro eixos: “Formação’, “Vocação e missão”, “Estruturas de acompanhamento e assessoria” e “Cidadania: casa comum e dignidade humana”.
Também em outubro, uma nova mobilização em vista da JMJ 2023. Dessa vez, em âmbito mundial. Um encontro, em Portugal, reuniu representantes de 180 países na preparação para o evento. Na ocasião, a organização da JMJ Lisboa apresentou os locais e estruturas que estão sendo montados. Do Brasil, participaram o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Nelson Francelino, e a assessora da Comissão, irmã Valéria Leal.

Novembro
“A Jornada Mundial da Juventude é para ti”. Em nova mobilização rumo à JMJ Lisboa 2023, a Pastoral Juvenil do Brasil deu início a uma série de lives no Instagram @jconectados. O objetivo era gerar comunhão entre os peregrinos brasileiros, sanar as dúvidas e preparar o espírito para viver a experiência da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal.

 

 

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também