Monsenhor Marcelino comemora 71 anos de vida

 
Com alegria os paroquianos da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Jurunas, celebram o dom da vida de, Monsenhor Marcelino Gonçalves Ferreira,  vigário geral, que terça-feira, 14, completa 71 anos de idade. A data será marcada com missas e novenas pela manhã e à noite, dentro da programação normal da paróquia. Ao final da missa da noite, seus paroquianos o homenagearão no espaço anexo à Matriz, localizada na Avenida Roberto Camelier, Jurunas. 
 
Nesse dia, o aniversariante preside as missas das 6h30 e  das 18h. Monsenhor Marcelino atua como pároco em Santa Teresinha há 28 anos, uma vez que sua posse foi em janeiro de 1989. Segundo ele, a data do aniversário é momento de louvar e de agradecer a Deus.
 
Trajetória
 
Monsenhor Marcelino Gonçalves Ferreira, nascido em 14 de março de 1946,  é natural de Soure, sendo seus pais Trindade Eugênio Ferreira e Úrsula Zelina Gonçalves Ferreira. É o segundo de três irmãos,  Mário, o mais velho, e Maurício, o mais novo, ambos já falecidos, bem como seus pais. Foi batizado em 7 de junho de 1946, crismado em 13 de novembro de 1949, fez sua  1ª Comunhão em 2 de setembro de 1956. Em Soure, fez o primário, no Grupo Escolar Prof. Gasparino Batista da Silva e  no Instituto Stella Maris.
 
Em 1962 chegou a Belém, onde cursou o Ginásio e Cientifico no Colégio Municipal Alfredo Chaves. Ingressou no Seminário em 4 de março de 1972. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (IPAR) e  na Universidade Federal do Pará.
 
Foi instituído Leitor em 18 de maio de 1975 por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, no Seminário São Pio X. Instituído Acólito em 28 de maio de 1975 por Dom Alano Pena, na Escola de Educação Física. Ordenado Diácono em 7 de novembro de 1976 por Dom Tadeu Prost, na Capela do Seminário São Pio X. Finalmente, ordenado Presbítero em 20 de dezembro de 1977 por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, em Castanhal. 
 
Dentre seus trabalhos pastorais destacam-se o de    Vigário Paroquial em Castanhal, em 1978, Reitor do Seminário São Pio X de janeiro de 1979 a dezembro de 1988, Pároco da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Bairro do Jurunas, desde 1989.  Foi secretário da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Norte II, de 1989 a 1990. Tomou posse como Vigário Geral da Arquidiocese de Belém no dia 27 de janeiro de 1995,  recebendo o título de Monsenhor, depois confirmado pelo Papa Bento XVI. Acompanha o Movimento das Equipes de Nossa Senhora desde 1979. Atualmente acompanha as Equipes 2A – Nossa Senhora do Rosário, 3A – Nossa Senhora da Glória e 2C – Nossa Senhora Aparecida. É Vice Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação e nutre especial devoção a Nossa Senhora e a Santa Teresinha. Seu lema de vida Sacerdotal:  “Que todos sejam um”  (Jo. 17, 21).
 
  A Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus

A Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, situada no Bairro do Jurunas, em Belém, pertence à Região Episcopal Sant´Ana. Instalada em 12 de janeiro de 1935, está há mais de 80 anos a serviço da evangelização. Monsenhor Marcelino conta com um vigário paroquial, o padre Fábio Giovanni Martins Jacob de Carvalho.  
 
 
A paróquia possui cinco Núcleos de Evangelização: ‘Cristo é Vida’, ‘Estrela da Evangelização’, ‘Jesus te ama’, ‘Rainha da Paz’ e ‘Semeadores do Reino’.  A festividade em honra de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, é realizada no mês de setembro.  
 
Aos domingos as missas acontecem nos horários de 6h30, 8h30 e 18h. Todas as terças-feiras após as missas das 6h30 e das 18h, novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Aos sábados, missas às 6h e às 18h30.
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também