Natal com filhos diletos do Pai na área da CDP

Fotos: Divulgação

No dia do Natal do Senhor, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo Auxiliar, pela parte da tarde visitou os moradores do Condomínio “Viver Val de Cans”, situado no Conjunto CDP, próximo ao aeroporto Internacional de Belém.

Inacabado e abandonado pelas empresas construtoras há vários anos, centenas de pessoas sem teto decidiram ocupar os diversos prédios do referido condomínio. Lamentavelmente a situação é de completo abandono, sujeira, miséria e carência de todo tipo de infra-estrutura.

A visita de Dom Antônio de Assis Ribeiro foi precedida pela presença de diversos agentes de pastorais da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência alguns dias antes, que tomaram conhecimento dos dramas dos moradores. Dentre as centenas de famílias ocupantes dos prédios inacabados chama a atenção o elevado número de crianças, muitas recém-nascidas, adolescentes, jovens e idosos, alguns doentes.

Os dramas humanos contemplados e ouvidos pelo bispo foram muitos; os moradores relataram o esquecimento das autoridades civis, o preconceito e a violência em episódios de contato da comunidade com forças de segurança pública, bem como também reclamaram a ausência a Igreja Católica, relata o bispo auxiliar, Dom Antônio.

Em sua homilia, Dom Antônio de Assis pediu, encarecidamente, que os líderes da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência se façam presença viva e permanente naquele contexto, fundando uma comunidade.

"A Igreja não deve ter medo de se inserir nos mais variados contextos de pobreza humana e periferias existenciais!", ressaltou.

Disse, ainda, "que celebrando o Natal, Deus se faz eterno presente para a humanidade… Deus não dá uma cesta básica, que logo se acaba. Mas se faz humano para estar sempre conosco. Ele é o Deus Conosco".

E prosseguiu: "Assim também deve fazer a Igreja; onde há pessoas, ali deve estar a Igreja, mais, ainda, onde há pessoas que sofrem por consequência da pobreza, da miséria, por tantas formas de injustiça e de males humanos. Somos promotores da dignidade humana através das pastorais".

Quase todos os moradores na área são desempregados e tentam se manter-se economicamente fazendo biscates, servindo nas feiras e com recursos do programa federal Bolsa Família.

A Paróquia Mãe da Divina Providência está de prontidão para acompanhar a missão pastoral da Arquidiocese de Belém na área da CDP. “Nós acolhemos com grande alegria, apesar do desafio”, diz o pároco, padre Glaudemir Lima. “A área visitada se trata de um espaço muito difícil de evangelizar, mas aquilo que era apenas uma celebração, nós transformamos num projeto um pouco maior, incluindo uma visita missionária em preparação para a missa e entregas de cestas básicas, brinquedos e uma sopa após a celebração”, relata padre Glaudemir sobre a atividade da Arquidiocese de Belém na área da CDP no Natal.

As proividências missionárias na área da CDP resultaram de reunião para comunicar aos representantes da “Área Viver Val-de-Cans” tudo o que iria ocorrer.

"Conversamos com a presença das senhoras Ana, pastora,  e Rosiane representando a “Àrea Viver Val-de-Cans; Michel agradeceu a presença das representantes e fez a oração inicial, Socorro, da comunidade São José explicou o desejo da celebração no dia do Natal, que antes iríamos fazer a divulgação da celebração", relata padre Glaudemir.

No sábado que antecedeu a celebração foi  comunicada aos moradores a celebração do dia 25, e informado o mutirão de convite para o encontro no sábado, 19 de dezembro, a partir das 17h.

Josiane, da Pastoral da Criança, fez o comunicado que o padre pediu. Dona Rosiane falou sobre a necessidade de moradores da área que nos ajudaria no que pudessem. Informaram que há seis blocos com 32 apartamentos e mais 16 apartamentos que não estão em blocos, no total de 208 familias. Dona Ana disse que na frente de sua casa daria para auxiliar com a energia. Dona Rosilene, da comunidade Espirito Santo sugeriu o caminhão do seu Alfredo para o Altar.

Assim, no espírito de comunhão, ocorreu a Celebração Eucaristica de Natal, presidida por Dom Antônio.

"Foi tudo perfeito, comforme a permissão de Deus, Dom Antônio visitou a Área Bem Viver Val-de-Cans. Visitou também a casa do Samuel, que é autista, e outras casas.  A celebração aconteceu na área em frente aos prédios. Depois da Missa, houve a distribuição de mais de 200 brinquedos, 71 cestas basicas para quem mais precisava.