CATHOLICA, revista da Faculdade Católica

Circula na Arquidiocese de Belém a Catholica – Revista Acadêmica da Faculdade Católica de Belém (FACBEL). A publicação traz um memorial do XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém em agosto do ano passado.

O leitor recordará as homilias dos pregadores nas celebrações eucarísticas no encontro de toda a Igreja do Brasil que se juntou na capital paraense, além de artigos dos bispos explanados no Simpósio Teológico, realizado no Hangar, além de catequese sobre a família. A cooordenação editorial da revista é do padre João Paulo Dantas com revisão de Sylvia Calandrini e selo da Paka-Tatu. Os exemplares podem ser adquiridos na FACBEL (no complexo do Seminário Pio X), na Catedral de Belém e na Fundação Nazaré de Comunicação,na avenida Governador José Malcher, 915, bairro de Nazaré, em Belém.

Workshop

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) realizará no primeiro semestre deste ano workshop com o objetivo de discutir a atual situação política do Brasil. O evento reunirá ex-delegados e associados da Adesg, sociedade civil fundada sem fins lucrativos. Participa como palestrante do evento o general de Exército Maynard Marques de Santa Rosa e outros convidados. O workshop será realizado no auditório do Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB).
Informações:  (91) 99981-2951.

Brasil Alfabetizado: adesão até o dia 6

O Ministério da Educação prorrogou até 6 de março o prazo para  estados e municípios aderirem ao programa Brasil Alfabetizado que atende prefeituras e estados com dificuldade de acesso à internet, e contempla novos gestores que assumiram secretarias de educação este ano. O Brasil Alfabetizado atenderá 250 mil pessoas a partir de 15 anos de idade com vistas a alfabetizar jovens, adultos e idosos, com prioridade para municípios com alta taxa de analfabetismo, como o Nordeste (90% ). Interessados devem enviar ofícios para primeiro acesso do gestor local; para alteração de gestor local; e para vinculação de gestor à entidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, 12,8 milhões de jovens e adultos com 15 anos de idade ou mais não são alfabetizados, o que representa 8% de toda a população nessa faixa etária.

Missas na Trindade

Cura e libertação é a Santa Missa. É grande a concentração de fiéis na Paróquia da Santíssima Trindade todas as quintas-feiras, às 19h, quando o cônego José Gonçalo Vieira, espera os fiéis na paróquia  localizada em frente à praça Barão do Rio Branco, no bairro da Campina. Informações: (91) 3215-7007 ou 3242-4917.

Bancos fechados

Segunda-feira, 27, e terça-feira, 28, as agências bancárias de todo o país estarão fechadas em razão do período de folia. Reabrem as portas na quarta-feira, 1º, ao meio dia. Títulos de consumo (água, energia, telefone e outros) e carnês com vencimento nos dias 27 e 28, não acumularão juros e podem ser pagos dia 1º, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Detentos reavaliados

Desde 21 de fevereiro, o Judiciário paraense está em Esforço Concentrado para reavaliar 6.100 processos de réus presos provisórios no Estado, conforme diretriz da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia. Casos há mais de 180 dias ainda sem condenação definitiva, prisão em flagrante e prisão temporária ou definitiva são prioridade da primeira etapa da ação que segue até o dia 17, das 14h às 17h, em todas as Varas Criminais das 112 comarcas do Pará. De 20 de março a 28 de abril, a segunda etapa.

Tomate prejudicial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu desde o dia 21 de fevereiro  a distribuição e comercialização do lote L 11 07:35, do extrato de tomate da marca Quero, assim como o recolhimento do estoque existente no mercado, em todo o território nacional. Peritos da instituição detectaram no produto matéria estranha macroscópica e microscópica compatível com pelo de roedores, acima do limite tolerado pela legislação, podendo gerar riscos à saúde.

Imposto de renda 2017

Já está disponível para download o programa gerador do Imposto de Renda 2017 da Receita Federal referente ao ano-base 2016. A entrega das declarações terá início no dia 2 de março e se estenderá até o dia 28 de abril. As restituições começam a ser pagas em junho pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes. A entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço “Fazer Declaração” – para tablet e smartphone, como já aconteceu nos últimos anos. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.

Retiro espiritual na Rádio Nazaré

Desde o dia 23 até o dia 28 de fevereiro a Rádio Nazaré FM está apresentando o Retiro Espiritual 2017. A programação oferece aos fiéis ao longo desses dias de feriadão momentos de reflexão sobre os temas “Reconciliação”, “O perdão”, “A Graça”, “Penitência”, “Oração”, “Jejum”, “Esmola”, “O Amor” e “A Quaresma”. Os encontros serão apresentados por sacerdotes da Arquidiocese de Belém. Sintonize 91,3MHz e viva com a Rádio Nazaré FM essa programação especial de escuta e meditação da palavra de Deus.

Campanha da Fraternidade

A Rede Nazaré de Televisão transmitirá ao vivo, às 9h, a entrevista coletiva à Imprensa, em que o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e autoridades eclesiais receberão os jornalistas na Cúria Metropolitana, para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2017 na Arquidiocese de Belém. Em seguida, a emissora também exibirá ao vivo, a partir de 10h45, a coletiva de imprensa no lançamento da campanha direto da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Sintonize o canal 30 – ou a sintonia em sua cidade – e acompanhe esse importante momento na Igreja do Brasil.