Noite de autógrafos do Retiro Popular 2017

O espaço Lírio Mimoso, anexo à Basílica Santuário de Nazaré, recebeu na noite do último dia 10, o momento de autógrafos do livro Retiro Popular 2017, escrito pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. Com o tema “Um Coração para Amar”, a obra é publicada anualmente por ocasião da Quaresma, há 26 anos, sendo um roteiro rico de meditações, reflexões da Palavra e indicações para a participação litúrgica na vida da Igreja, focando a Vigília Pascal.

O Retiro Popular de 2017 é proposto como um roteiro que acompanha a liturgia quaresmal. Cada domingo será vivido a partir da Liturgia da Igreja. “A Quaresma é um tempo especial de conversão, de transformação de vida. O desejo é de enxergar, a cada ano, a Quaresma a partir de um ângulo”. Em sua 26ª edição, o Retiro Popular 2017 é uma proposta do autor visando uma profunda reflexão à luz de Nossa Senhora, no momento em que a Igreja do Brasil vivencia o ano Mariano.

O tema “Um Coração para Amar”, segundo Dom Alberto, surge como uma espiritualidade inspirada na Virgem Maria e, a partir do exemplo dela, um direcionamento para viver a vocação ao amor. O livro também traz um segundo enfoque, o da afetividade.

“Sabendo como é um tema delicado, exigente, mas, ao mesmo tempo há certa urgência de tratar deste assunto segundo a orientação da Igreja e segundo a Palavra de Deus. E graças a Deus foi tudo muito bem. O título foi escolhido porque todos nós fomos feitos para amar a Deus e uns aos outros e a afetividade, em suas várias expressões, não é outra coisa senão a capacidade de amar e ser amado. Então desejo que todos tenhamos um coração capaz de amar e buscar o amor a Deus e ao próximo”, destacou o Arcebispo.

A sessão de autógrafos contou com a presença da comunidade que, com o livro em mãos, aguardava sua vez para receber a dedicatória do autor. Entre os presentes estavam os diretores de Comunicação, Mário Jorge Alves, e Marcos Aurélio Oliveira, Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Nazaré de Comunicação.

O aposentado, Carlos Alberto Silva adquiriu um exemplar para presentear a irmã, Maria Helena. Foi um dos primeiros da fila e apontou o livro como um grande norteador durante a Quaresma. “É algo que aprofunda a nossa catequese e nos deixa bem preparados. Achei oportuno dar de presente para minha irmã que também tem uma vida ligada à Igreja e, com certeza, vai gostar muito”.

Maria José Pinho, 71 anos, da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Ananindeua, possui o "Retiro Popular" desde a primeira edição, afirmou que a Quaresma é um período vivido por toda família, com grande contribuição do roteiro. “A gente vivencia com muita fé e entusiasmo. E o tema será uma grande espiritualidade para todos nós, pois fala do amor”.

Celebração eucarística

A noite de autógrafos foi antecedida por celebração eucarística, presidida também por Dom Alberto, na Basílica Santuário de Nazaré. Na homilia, o Arcebispo abordou o tema do pecado presente na vida humana e o poder de Jesus sobre ele ao comentar o trecho do Evangelho de Marcos (7,31-37) que trata da cura do homem surdo-mudo.
“Quando nós ouvimos a voz do Evangelho, ali se manifesta o poder que Jesus tem, sobre a natureza, sobre a morte e sobre o pecado”. Dom Alberto falou também sobre a vocação do ser humano para o bem. “Deus não nos fez com maldade e com pecado. O destino final da humanidade é a salvação. O plano de Deus é que todos experimentem a felicidade. Aquele que faz o bem em todas as coisas nos dá a graça e nos ensina a fazer o bem”, pontuou o Arcebispo.