Novas provisões movimentam Arquidiocese de Belém

 
Em decreto datado do dia 25 de dezembro de 2016, Solenidade do Natal do Senhor, o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, anunciou as provisões que preveem mudanças na Arquidiocese de Belém. Nos dias 2, 3 e 4, foram empossados os novos párocos nas paróquias Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Menino Deus e Nossa Senhora da Conceição, respectivamente.
 
As novas funções de párocos e vigários paroquiais tiveram efeito a partir do dia 1º de janeiro deste ano, e com, as missas de posses sendo realizadas a partir desta data. No comunicado de provisões, Dom Alberto informou que as alterações se deram após tratativas nos meses anteriores. No comunicado o Arcebispo diz também que outros titulares permanecem como antes. 
 
  Nossa Senhora Mãe da Divina Providência

Na segunda-feira, 2, após missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, e com participação de parte do clero arquidiocesano e diáconos, o Padre Glaudemir Simplício de Lima tomou posse na Paróquia de Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência, localizada no Conjunto Providência, no Bairro de Val-de-Cans, em Belém.

 
Padre Glaudemir substitui o antigo pároco, Padre Ederaldo da Mata, que foi transferido para a Paróquia de Menino Deus, em Marituba, e que esteve à frente da Matriz por quase seis anos. O novo pároco, o sexto desde a fundação em 1984, chega para assumir a matriz que pertence a Região Episcopal de Santa Cruz, e administrar as quatro comunidades que integram a área paroquial: São João Batista, Nossa Senhora das Graças, São José e São Pio X. Anteriormente, Padre Glaudemir estava administrando a Paróquia de Santa Paula Frassineti.
 
Na homilia, Dom Alberto pediu disposição ao novo pároco para com a Matriz e suas comunidades. Em seguida, foi entregue a Padre Glaudemir a estola roxa, pia batismal e as chaves do sacrário e da igreja.
 
Padre Glaudemir agradeceu e disse que irá incentivar o amor na comunidade: “é assim que cresce uma comunidade, com amor e na misericórdia”. Após a celebração foi oferecido um jantar de recepção do novo pároco com a presença de paroquianos. Neste domingo, dia 8, às 7h, está prevista a celebração eucarística que marca o início do pastoreio do Padre Glaudemir na paróquia.
 
  Paróquia do Menino Deus

No dia 3, foi a posse do Padre Ederaldo da Mata Silveira, na Paróquia do Menino Deus, em Marituba. A missa presidida por Dom Alberto Taveira contou com a presença de paroquianos, parte do clero arquidiocesano e diáconos. Anteriormente, a paróquia tinha como titular o Padre Plínio Pacheco que foi transferido para a Paróquia da Santa Cruz, em Belém.
 
 
Em comunicado, Padre Plínio informou sua transferência e agradeceu aos paroquianos pela convivência: “Quero agradecer a estes valorosos anos de convivência e trabalhos, sem nomear ninguém, mas sem tampouco esquecer, pois no altar do Senhor todos são lembrados”. O antigo pároco estava presente na celebraçaõ  do dia 3.
 
Durante a missa de posse, oPadre Ederaldo agradeceu a presença de fiéis de outras paróquias por onde passou e disse estar de coração aberto para acolher a todos e se diz  animado para o trabalho missionário na Paróquia de Menino Deus. Padre Ederaldo além da Matriz estará responsável pelas comunidades que a compõem: Nossa Senhora Aparecida (Beira Rio), Nova Esperança, Papa João XXIII, Papa Paulo VI, Santa Lúcia I, Santa Lúcia II e Santa Rita.
 
Nossa Senhora da Conceição, Benfica

No dia 4, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, durante missa, às 19h, empossou ao Padre Edilson Moreira da Silva na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, Região Metropolitana de Belém. O novo pároco é da Comunidade Missionária da Providência Santíssima, a mesma de Padre Saul Muniz, antigo pároco em Benfica e que agora está na casa geral da congregação em Mococa, interior de São Paulo.
 
Padre Edilson já estava há três anos como vigário paroquial e desenvolvia um trabalho com a juventude, estando presente na instalação da guarda mirim e acompanhando o grupo de servidores do altar da comunidade São Francisco.
 
Habituado, o novo pároco vê as distâncias das 12 comunidades como o grande desafio: “É um grande desafio geográfico. Como primeiro momento, vou observar e conhecer melhor a paróquia. E propor uma rede de comunidades para integrá-las. Tenho como proposta quatro objetivos: acolher, visitar, formar e evangelizar”. Em fevereiro, está marcada assembleia paroquial em que o Padre Edilson reunirá com as lideranças.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também