Novo pároco assume Santo André Apóstolo

Desde o começo do mês a Arquidiocese de Belém movimenta-se com a posse dos novos titulares das paróquias que a compõem. No último dia 21 a Paróquia Santo André Apóstolo, da Região São Vicente de Paulo e elevada ao título de paróquia há cerca de um ano, acolheu com alegria o novo pároco, Padre Francisco Monteiro Ferreira, conhecido como Padre Red, em missa solene presidida por Dom Irineu Roman. Padre Red substitui Padre Vanderson Jorge que foi designado para Matriz de Nossa Senhora Rainha da Paz.

Na celebração de investidura de Padre Red estavam presentes, além da comunidade paroquial, o Cônego Sílvio Trindade e os padres André Teles, Evandro Favacho e Vanderson Jorge. Do Bispo Auxiliar, que presidiu a celebração, o novo pároco recebeu a estola roxa, a pia batismal e as chaves do sacrário e da igreja. Em seguida, foi saudado pela comunidade.

Este é o segundo pároco, ao tempo que a paróquia também celebrou um ano de que foi elevada em celebração também presidida por Dom Irineu. A Igreja Santo André Apóstolo surgiu no ano de 1996, conduzida pelos Franciscanos, em seguida recebeu os Missionários Xaverianos até o ano de 2015 e no ano seguinte, acolheu sacerdotes do Movimento Providentino.

Trajetória

O novo pároco assume sua terceira paróquia, tendo anteriormente passado por paróquias da Arquidiocese e da Diocese de Castanhal nos seus quase 20 anos de sacerdócio. Natural de Fortaleza, no Ceará, Padre Red integrou o Movimento dos Focolares como missionário e em 1996 se encardinou à Arquidiocese de Belém, pelas mãos de Dom Vicente Joaquim Zico, na época, Arcebispo Metropolitano.

Já como diácono, iniciou sua caminhada no Santuário de Fátima, logo depois foi designado para a região de Santo Antônio do Tauá, nordeste do estado, onde foi ordenado presbítero e permaneceu durante um ano. Depois, retornou para Belém onde assumiu por 14 anos como titular da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Bairro Águas Lindas.

E, desde abril de 2014, estava como vigário na Paróquia Santa Rita de Cássia, Bairro Coqueiro, em Ananindeua. Para a nova missão, Padre Red conta que já conhecia um pouco da realidade da Igreja de Santo André em outras oportunidades, e realizou visitas no local para se habituar ao cotidiano paroquial. Seu objetivo é integrar mais ainda os grupos, movimentos e pastorais da paróquia e dar continuidade à construção do salão da catequese, ao lado da paróquia e que já está avançada.

“Percebi logo que as pessoas daqui são comprometidas e que assumem, de fato, o trabalho e a partilha. Fico muito agradecido pela acolhida que tive por parte deles e desejo que cada um continue firmes e fortes e também fiéis. E que neste Ano Mariano Nossa Senhora os proteja!”, afirmou o novo pároco.