Novos párocos tomam posse em paróquias de Belém

 
Atendendo ainda às novas provisões em decreto assinado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, os novos párocos tomam posses em suas respectivas paróquias. Nesta última semana, os titulares assumiram seus postos nos dias 5, 6, 7, 8 e 9 nas Paróquias Santa Cruz, Santa Luzia, São José, Santa Maria Goretti e São Sebastião, respectivamente. Os novos titulares assumem suas paróquias de acordo com o comunicado de provisões assinado por Dom Alberto em dezembro passado que consta das alterações após tratativas nos meses anteriores. No comunicado o Arcebispo diz também que outros titulares permanecem como antes.
 
As posses deram-se após missas, sendo todas presididas pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. De Dom Irineu os novos párocos receberam, durante a celebração de posse, a estola roxa, pia batismal e as chaves do sacrário e da igreja. 
 
Cerimônias
 
Na Paróquia de Santa Cruz, no Bairro do Marco, a posse do Padre Plínio Pacheco aconteceu no último dia 5. O novo pároco, transferido da Paróquia Menino Deus, em Marituba, onde esteve à frente durante cinco anos, substitui Padre Paulo Cezar Falcão que assumiu a Matriz de Santa Luzia. Tranquilo para a nova missa, Pe. Plínio analisa esse primeiro momento para conhecimento da sua nova paróquia: “Ao final da semana, iremos reunir com as lideranças para conhecer os movimentos, pastorais e serviços. Respeitando a história e a partir disso, trabalhar com metas”, destacou. 
 
No dia 6, a comunidade da Paróquia Santa Luzia, no Jurunas, recebeu o Padre Paulo Falcão para assumir como pároco. Estiveram presentes sacerdotes arquidiocesanos e diáconos na celebração. Na manhã do domingo, 8, o novo pároco teve seu primeiro encontro com lideranças das pastorais, movimentos e serviços da comunidade.
Neste encontro, ele contou um pouco sobre a sua história de vida e contou alguns de seus projetos para a paróquia, como a missa da Benção, criação de pastorais, além do fortalecimento dos grupos que já existem.
No sábado, 7, a Paróquia de São José, localizada no Umarizal, acolheu o Padre Carlos Augusto como seu novo pároco. Entre os presbíteros presentes estavam o Cônego Gonçalo Vieira, Monsenhor Raimundo Possidônio (Cid), Pe. Roberto Cavalli Júnior e Pe. Moisés Matos.  Padre Carlos conta que já conhecia a paróquia, tendo ajudado na missa de criação em 2011, e, lembrando, inclusive, que no próximo dia 30 a paróquia completa seis anos de fundação.
 
Para missão, Pe. Carlos pretende dar continuidade ao trabalho já desenvolvido, valorizando a história e lideranças. “minhas expectativas são de servir com alegria anunciando o Evangelho de Cristo. como diz o lema de minha ordenação sacerdotal, que eu possa “fazer-me tudo, para todos”.
 
No domingo, 8, a Paróquia de Santa Maria Goretti, no Guamá acolheu o Padre Moisés Matos como titular da paróquia. O novo pároco estava até então como vigário no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Na missa, que contou com vários concelebrantes, o novo pároco falou da missão de ser pároco com menos de seis meses de sacerdócio e pediu oração dos paroquianos para a missão dele.
 
E, no dia 9, na Paróquia de São Sebastião, na Sacramenta, o Padre Pedro Diocrésio tomou posse como novo pároco, substituindo Cônego Joel Lopes que foi transferido para Igreja de Sant’Ana da Campina.  Pe. Pedro já atuava na paróquia como vigário paroquial e está habituado às lideranças e ao trabalho já realizado. “A expectativa é de continuar a evangelização dentro do contexto que nos pede a Igreja, a CNBB e o Papa Francisco. Para novas metas estaremos realizar pequenos projetos sociais, buscando desenvolver o coração das pessoas, a Igreja viva”, destacou Padre Pedro.
 
 
 
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também