Neste início de ano as paróquias da Arquidiocese de Belém se movimentam com as mudanças de seus titulares. Desde o dia 1º de janeiro as provisões, assinadas em comunicado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, indicam os sacerdotes que a partir de agora mudarão de paróquia. Na última semana, as paróquias de Santa Rosa de Lima, São Pio X, Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Bom Remédio acolheram seus novos pastores.
As investiduras dos cargos aconteceram em Missas solene presididas pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto, concelebradas por seu Auxiliar, Dom Irineu Roman. Dos bispos os novos párocos receberam a estola roxa, a pia batismal e as chaves do sacrário e da igreja, simbolizando a nova missão a eles confiada.
|
|||
Paróquia de São Raimundo Nonato
Dom Irineu Roman presidiu no dia 13 a missa de posse na Paróquia São Raimundo Nonato, no Umarizal, do Padre Francisco Ivo Sousa, CM, que substitui o antigo pároco, Padre Antônio de Assis da Silva, CM, também da Congregação de Missão, dos padres lazaristas, responsável pela administração da paróquia. O novo pároco até então estava em Novo Repartimento, interior do Pará, na Paróquia São Francisco de Assis, onde iria completar cinco anos em abril deste ano.
|
|||
Esta é a segunda paróquia que Padre Francisco assume e, para a nova missão, sente-se motivado: “Vim para trabalhar em prol da coletividade e da unidade da paróquia. Haverá um grande desafio, pois minha antiga paróquia era em centro rural e agora no centro urbano é uma nova realidade. Mas sinto um grande apoio da comunidade para o trabalho que seguirá agora”.
Paróquia de São Pio X
No dia 14, a Paróquia de São Pio X, situada na BR-316, acolheu o Padre Glaucon de Oliveira Feitosa como seu novo pároco. A celebração de posse do novo titular foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. Estiveram presentes os Cônegos Jayme Pereira e José Luiz Alves Fernandes e alguns diáconos.
Para Pe. Glaucon, a proximidade com o Seminário São Pio X e a Faculdade Católica traz uma particularidade à paróquia: “Há aqui um movimento característico às margens da BR-316, com muito viajantes vindo até a Matriz. Teremos a oportunidade de crescer na ação evangelizadora”.
Santíssima Trindade
No domingo, 15, a Igreja da Santíssima Trindade, na Campina, durante a celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, os paroquianos tiveram a oportunidade de acolher o Cônego José Gonçalo Vieira, que por 18 anos esteve à frente do Curato da Sé. Na missa solene de investidura estavam os vigários gerais da Arquidiocese, monsenhores Marcelino Ferreira e Raimundo Possidônio (Cid), o Cônego Ronaldo Menezes e os padres Roberto Emílio Cavalli Júnior e Plínio Pacheco, além de diáconos arquidiocesanos.
Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio
Também no dia 15, houve a investidura no cargo de pároco do Cônego José Luiz Fernandes, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, no Conjunto Satélite, presidida por Dom Irineu Roman. O Cônego José Luiz, de 46 anos, que assume a sua terceira paróquia, passou três anos como titular na Paróquia São Pio X e pretende animar ainda mais a nova paróquia: “Sinto-me confiante, com muita esperança. Vamos juntos buscar conservar e fortalecer as pastorais e fortalecer as formações”.
Para novas expectativas, Cônego José Luiz pensa em implantar novas ações: “A paróquia é bem estruturada pastoralmente. Depois de me reunir com lideranças e movimentos, espero realizar um bom trabalho envolvendo a juventude".
|
|||
Novos párocos tomaram posse na última semana
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Contra a cultura do descarte, Igreja pede valorização da pessoa idosa
4 de outubro de 2024
Em coletiva, Santa Sé repercute abertura da segunda sessão do Sínodo
4 de outubro de 2024