O manto de Nossa Senhora de Nazaré de 2020

Foto: Leonardo Monteiro.

Na sexta-feira, dia 9, ao final da celebração eucarística das 18h, ocorre a apresentação dos principais símbolos do Círio de Nazaré, o manto que ornamentará a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante os festejos deste ano, que ocorre de forma diferente, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para este ano, a Diretoria da Festa de Nazaré decidiu pelo arquiteto e desenhista Sandoval Ferreira e a estilista Káthia Novelino para desenho e confecção da peça.

A noite da apresentação do Manto é sempre marcada por muita emoção para os fiéis que aguardam com grande expectativa esse momento. Trata-se de uma verdadeira joia que traz sempre uma mensagem de evangelização. O manto veste a Imagem Peregrina durante as 12 romarias oficiais do Círio e pelo resto do ano. Este ano, por conta da pandemia, não haverá romarias, mas o manto continuará ornando a imagem Peregrina.

Os detalhes artísticos sobre a peça são guardados pela Diretoria da Festa de Nazaré  para que o dia da apresentação seja um momento especial. O manto não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses.

Várias exigências precisam ser cumpridas, como a sua ornamentação, que deve estar de acordo com o tema do círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam passar uma mensagem ao público. Um dos símbolos da procissão, a tradição do manto foi mantida desde que o caboclo Plácido encontrou a imagem às margens do igarapé Murucutu.

Ao sair nas procissões, o manto da Virgem de Nazaré seguia um formato retangular e, nos anos seguintes, foi confeccionado pela Irmã Alexandra, da Congregação Filhas de Sant’Ana, que confeccionava os mantos com material doado por promesseiros, até sua morte em 1973. Vários estilistas durante todos os anos já tiveram a honra de confeccionar o manto. Em 2020, Sandoval e Káthia ficarão com essa responsabilidade.

“Como bom paraense, nossa história com o Círio vem de longas datas. E não poderíamos pedir graça maior que essa que recebemos”, destaca Sandoval. Albano e Paula Martins, casal Coordenador do Círio 2020, relatam a alegria e tranquilidade com as escolhas feitas, certos de que o talento dos profissionais escolhidos assegura um resultado à altura da Ave Maria cheia de graça.

“Esperamos que o manto agrade os devotos de Maria e os fiéis em geral, pois ao povo católico são devidas todas as atenções quando se trata de planejar, organizar e executar o Círio de Nazaré”, afirma o casal.

História

Segundo a lenda do achado da Imagem da Virgem de Nazaré, ela já estava com um manto no momento em que foi encontrada pelo caboclo Plácido. A tradição foi mantida e, ao longo dos anos, ela foi ganhando vários outros. Em 1953, a imagem autêntica recebeu um manto bordado a ouro e pedras preciosas, além de receber a Coroa Pontifícia.