Sábado, 8, às 18h, o candidato Francisco José Corrêa de Araújo fará a sua Profissão Perpétua à regra da Ordem Franciscana Secular, durante missa na Comunidade Santa Isabel da Hungria, pertencente à Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos). A celebração eucarística será presidida pelo Frei Sílvio Almeida, Superior do Convento dos Frades. A igreja localiza-se na travessa Guerra Passos, entre a passagem Napoleão Laureano e a rua Intendente Dr. Virgílio Mendonça, no bairro do Guamá.
O leigo Francisco de Araújo almeja consagrar-se à vida de penitência evangélica, segundo a Regra da OFS após um tempo de formação inicial e depois de ter atuado em diversos serviços na Igreja como no Ministério da Caridade da Arquidiocese de Belém, na Pastoral Litúrgica e na Pastoral da Aids da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Regional Norte 2). Estarão presentes à missa Antônio Alves, Ministro da Fraternidade local, e a Fraternidade composta por 35 irmãos professos e sete formandos.
Francisco iniciou a sua formação em 17 de setembro de 2009 e concluiu os estudos em 17 de novembro de 2011, entretanto, motivos profissionais levaram o candidato a professar seus votos somente neste ano. A Profissão Perpétua é o ato eclesial solene pelo qual o candidato, lembrado do chamamento recebido de Cristo, renova as promessas batismais e afirma publicamente o próprio compromisso de viver o Evangelho no mundo, segundo o exemplo de São Francisco e seguindo a Regra da O.F.S. O candidato Francisco pontua que, com a profissão poderá testemunhar a sua vocação “servindo à Pastoral da Aids e demais serviços que a Igreja me confiar”.
Os pedidos de admissão à Ordem Franciscana Secular são apresentados a uma Fraternidade local, cujo Conselho decide sobre a aceitação dos novos irmãos. A incorporação na Fraternidade é realizada mediante um período de iniciação, um tempo de formação de, ao menos um ano, e pela Profissão da Regra. Para tal itinerário gradual está empenhada toda a Fraternidade, também no seu modo de viver. A Profissão, por sua natureza, é um compromisso perpétuo com a observação dos conselhos evangélicos: pobreza, obediência e castidade.
Integrado à família franciscana, Francisco passa a ocupar posição específica na Ordem Franciscana Secular que se configura como uma união orgânica de todas as fraternidades católicas espalhadas pelo mundo e abertas a todos os grupos de fiéis.
Ordem Franciscana Secular
A OFS tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos do fundador São Francisco de Assis, fonte de inspiração da sua missão. Fraternidade São Francisco de Assis, foi fundada a 4 de outubro de 1907 na cidade de Belém do Pará, pertencente à área paroquial de São Francisco de Assis (Capuchinhos) da Arquidiocese de Belém. Sua sede é a Casa Santa Clara, situada no Guamá. A Regra e a vida dos franciscanos seculares é observar o Evangelho de Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens.
|
Ordem Franciscana recebe novo membro
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Em coletiva, Santa Sé repercute abertura da segunda sessão do Sínodo
4 de outubro de 2024
Santarém sedia 1º Redário dos povos amazônicos
3 de outubro de 2024