Outras romarias no fim de semana

As homenagens à Virgem de Nazaré continuam neste final de semana com três romarias que novamente levam  os fiéias às ruas da capital.

Ciclo Romaria
 A primeira delas terá início às 8h, na Praça Santuário de Nazaré: a Ciclo Romaria. Nesta procissão, milhares de romeiros acompanham a imagem Peregrina com bicicletas, muitas delas enfeitadas com referencias à festa nazarena.

esde o ano passado a Diretoria da Festa disponibilizou a venda de camisas oficiais para os romeiros. As camisas podem ser adquiridas por R$20,00, na sede da Diretoria da Festa, no Centro Social de Nazaré.  A aquisição não é obrigatória e, também, não tem caráter de inscrição ou quesito para participar da romaria, mas é uma forma a mais de ajudar o Cantinho São Rafael, projeto que atende crianças e adolescentes carentes na periferia de Ananindeua.

A Ciclo Romaria foi criada há 13 anos, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci. A procissão inicia e termina na Praça Santuário. Em 2011, o trajeto da procissão foi ampliado para contemplar todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré. Em 2016, de acordo com dados do DIESSE-PA, 13 mil pessoas acompanharam a procissão (pedalando, andando ou assistindo à passagem).

Percurso: (14km). Saída da Praça Santuário, seguindo pelas avenidas Magalhães Barata, José Bonifácio, José Malcher, 9 de Janeiro, Antônio Barreto, Doca de Souza Franco, Domingos Marreiros, Alcindo Cacela, José Malcher, Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedelo Corrêa, Gentil Bittencourt, 3 de Maio, Conselheiro Furtado, Generalíssimo Deodoro, Rua dos Caripunas, Quintino Bocaiúva e retorno na avenida Nazaré, rumo à Praça Santuário.

Romaria da juventude no sábado, 14

Alegria, animação e fé são as principais características da 8ª das 12 romarias oficiais do Círio de Nazaré: a Romaria da Juventude. A procissão será neste sábado, 14, logo após a missa das 14h, presidida por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém. Tradicionalmente, esta romaria muda seu local de saída para contemplar todas as comunidades da região. Este ano, ela sairá do Santuário de Fátima.

Durante a procissão, os participantes são animados por um trio elétrico e acompanham a imagem Peregrina entoando músicas marianas. Um dos grandes símbolos desta procissão é a Cruz Missionária. Com aproximadamente quatro metros, o objeto sagrado foi confeccionado em madeira e é conduzido por jovens de todas as regiões episcopais que participam em esquema de revezamento. Na chegada da procissão, prevista para 19h, ocorrerá missa, presidida por Dom João Kot, OMI, Bispo de Zé Doca, no Maranhão.

Percurso: Saída da Paróquia de Fátima, no início da avenida Duque de Caxias, seguindo pela travessa Antônio Barreto, travessa Castelo Branco, avenida Conselheiro Furtado, travessa Quintino Bocaiúva, avenida Nazaré até a Praça Santuário.

Romaria ds crianças no domingo ,15
pós o Círio, é a vez das crianças irem às ruas prestar suas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré. A Romaria das Crianças, criada com o objetivo de construir e fortalecer a devoção mariana entre os pequenos será neste domingo 15. A programação terá início com uma missa presidida por Dom Alberto aveira Correa, Arcebispo de Belém, na Praça Santuário.

Na procissão, a imagem Peregrina será conduzida em um carro por integrantes da Guarda Mirim. A romaria conta, ainda, com o Carro dos Milagres, os Carros dos Anjos e outros dois carros de promessa. A animação fica por conta de bandas musicais compostas por crianças e jovens de municípios do Estado e, também, de um coral que é formado especialmente para a homenagem.

Esta será a 27ª edição da Romaria das Crianças, considerada a quarta maior procissão da Festa de Nazaré, em número de participantes com cerca de 310 mil pessoas no ano passado segundo informações do  Dieese/Pa.