O ‘32º Congresso Arquidiocesano do Apostolado da Oração de Belém do Pará’, foi realizado no dia 10 passado, e reuniu 2.000 pessoas no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, sob o tema ‘O coração de Jesus é fonte de oração’ e o lema ‘Senhor ensina-nos a orar’.
Durante o evento aconteceram três palestras após a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Entronização da Imagem do Sagrado Coração de Jesus. A primeira palestrada, “Coração de Jesus, fonte de Oração”, foi ministrada pelo padre André Teles, vigário episcopal da região de Sant´Ana e pároco da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro do Jurunas.
A segunda palestra com o tema “Senhor ensina-nos a orar” (Lc 1,11) apresentada pelo padre Romário Cardoso da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro do Aurá.
A última palestra para finalizar o dia, foi com o padre Alex Nogueira sob o tema “Orar faz muito bem”. Em seguida foi realizada a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos padres e diáconos presentes. Além dos membros do apostolado, várias religiosas estiveram presentes.
A coordenadora da pastoral da oração da Arquidiocese de Belém, Ana Virginia Branco da Cunha explicou que a programação para o encontro em 2025 deverá ser antecipada devido a ‘30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP30’, mas que ainda não tem nada concreto sobre o novo período de formação e realização do evento anual “a preparação para o 33º Congresso vai ser bem puxado, bem trabalhoso, porque além dos encontros nas regiões episcopais, precisamos criar e editar o livro do Congresso onde está toda a programação do evento a ser apresentada no dia do evento, assim como a preparação de arrecadação financeira que irá custear todos os gastos. Esperamos poder contar com o apoio dos parceiros atuais e dos novos que queiram se juntar a nós”.
Para padre Antônio Romario Cardoso, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora falou sobre a importância do Congresso “Somos uma Igreja Sinodal! Caminhamos juntos como peregrinos da esperança! Neste ano dedicado à oração. Este evento [congresso anual do apostolado da oração] é de grande relevância para nossa Igreja de Belém, pois ressalta o laço de união e caridade entre todos os integrantes que buscam vivenciar a experiência do amor que emana do Sagrado Coração de Jesus”, e contou um pouco sobre a temática de sua palestra.
“Com imensa alegria, pude meditar e rezar sobre a temática presente no evangelho de São Lucas, que traz o pedido dos discípulos a Jesus ‘Senhor, ensina-nos a rezar’. Refleti sobre esse tema à luz da pobreza do coração; apenas um coração humilde é capaz de oferecer-se plenamente e transformar isso em sua oração. Cristo nos deu o exemplo! Ele se entregou totalmente à vontade do Pai, pois depositou nele sua confiança, e assim nos ensinou a chamar Deus de Pai nosso que estás no céu… e, dessa forma, podemos, com alegria e exultação, compartilhar a bela experiência de habitar no Coração de Jesus”, falou o palestrante.
“Pertencer ao Apostolado da Oração é seguir um caminho espiritual”, disse Iacy Regina Bezerra membro da pastoral, que tem em sua vida o amor de Jesus “meu sentimento em participar do apostolado, é o de pertença, é o de viver com amor de Jesus, demonstrando meu amor pelos meus irmãos, assim como tenho um sentimento de Alegria, me sinto muito feliz por fazer parte desse grupo que cada membro deve rezar todos os dias o oferecimento diário com a intenção do Papa, em que devemos divulgar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus”, contou Iacy.
Há quatro anos participando do Apostolado, Ruth Loreto, coordenadora do grupo náutico, contou que sua entrada no AO foi um despertar espiritual e que o no encontro anual, o seu sentimento era como se fizesse parte de uma orquestra “A sensação que eu senti durante o congresso foi a de ter ido para uma apresentação de uma orquestra onde os instrumentos éramos todos nós que estávamos ali participando. E o grande maestro que conduziu a tudo foi Jesus Cristo. E a melodia foi perfeita, um som doce e suave que contagiou a todos e nos encheu de alegria e de muito amor”.
“Eu fui extremamente tocada pela presença do Espírito Santo naquele momento. Eu fiquei num momento assim, de extrema paz, de ter uma extrema alegria de equilíbrio, de plenitude. A palavra, essa plenitude. E eu tenho certeza de que os nossos irmãos todos que estavam lá, também puderam experimentar dessa sensação, dessa experiência na presença de Jesus Eucarístico, que é o Coração Eucarístico de Jesus”, finalizou emocionada.
O ‘Congresso Arquidiocesano do Apostolado da Oração de Belém do Pará’ acontece anualmente há mais de 20 anos, ao longo das duas últimas décadas foi realizado no Hangar Centro de Convenções, com exceção da época da pandemia que foi realizado on-line, mas nos primórdios as reuniões anuais aconteciam nas paróquias.
A preparação para o encontro acontece ao longo do ano junto as oito regiões episcopais da Arquidiocese de Belém, que através de formações os grupos se preparam para a escolha do tema e do lema, a ser trabalhado no encontro anual.
Hoje o Apostolado da Oração (AO) é conhecido como ‘Apostolado da Oração no Brasil’, no exterior chama-se Rede Mundial de Oração e está presente em 98 países.
Para o próximo ano, a data de realização ainda está em estudo, pois o COP-30 será realizado no período em que o congresso acontece anualmente.
Fonte: Regional Norte 2 / Por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2