O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, mais alta honraria do Comando de Aeronáutica, durante cerimônia na manhã desta quinta-feira, 24, na sede do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), em Belém. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, recepcionadas pelo Major-Brigadeiro do Ar, José Virgílio Guedes de Avellar, Comandante do I COMAR.
A entrega da comenda ocorreu em meio à cerimônia solene que marcou também os 83 anos de criação do I COMAR, e festejou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro.
A comenda é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao país ou que tenham se distinguido no exercício da profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tornaram credores de homenagem da nação brasileira e da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacaram nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e da Aeronáutica.
DIA DO AVIADOR
O Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira estão fixados em 23 de outubro, recordando a data em que o brasileiro Alberto SantosDumontrealizou o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar – o 14-Bis. O feito histórico deu-se em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, considerado um marco na história da aviação brasileira e também mundial.
Dumont percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Fotos: Arquidiocese de Belem