Com a celebração no domingo, dia 8 de setembro, na Igreja Matriz, da Missa do Mandato, a igreja da cidade de Capitão Poço dá início aos preparativos do 43º Círio de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, uma tradição que envolve toda a população católica da cidade de Capitão Poço e da região Nordeste do Estado do Pará. O Círio da cidade acontece no terceiro domingo de novembro.
Ainda neste mês de setembro ocorre outras programações que envolvem a grande festa em novembro. No dia 17 de setembro está programada a primeira Espiritualidade com as diretorias do Círio e, no dia 21, sábado, o show católico com Anjos de Resgate, cuja abertura será feita pelo Ministério Shekinah, a partir das 20h no Estádio Municipal.
No decorrer do mês de outubro seguem as programações por toda a cidade, como missa de envio e as peregrinações por áreas urbanas e rurais.
Em novembro seguem as peregrinações e visitas da imagem e várias localidades e instituições. Outra programação nesse período é a Cavalgada do Círio, que ocorre no domingo, dia 10 de novembro, quando às 06h30 será celebrada a Missa e Bênção para os cavalos e cavaleiros no largo do Santuário Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro.
Outro elemento que compõe a preparação do Círio local é a realização do Concurso de Redação do Círio, com a produção das redações acontecendo na segunda-feira, 11 de novembro, na Escola Estadual Padre Vitaliano Maria Vari; a divulgação do resultado em 13 de novembro, às, 20 horas, através de uma live de apresentação dos vencedores do concurso, em uma cerimônia que acontece em frente ao Santuário da Mãe do Perpétuo Socorro; o evento será transmitido pelas páginas da Paróquia SAAMAZA. Além do Concurso de Redação tem também o Concurso de Pintura do Círio, durante a semana de festividade, serão expostas para a votação do público e análise do jurado técnico.
A cidade seguem em ritmo festivo com as mais diversas ações que levam para a grande festa, no domingo dia 17 de novembro, com a realização do Círio 2024. Às 06h00 celebração da Santa Missa, Divina Providência;às 07h, Saída do Círio até o Santuário Mãe do Perpetuo Socorro, com Missa campal na chegada. E na segunda-feira, 18, a cidade vive seu primeiro dia da Festividade.
Descrição do Cartaz do Círio 2024
SELO
Para este ano foi criado o selo oficial do círio, que contém na parte de cima a berlinda, um dos maiores símbolos do círio. Ao centro do selo identificamos a numeração e o ano que está acontecendo o círio e na parte de baixo adicionamos a tão tradicional corda do círio e ao lado da corda as laranjas e limões que representam nossa cidade, como a cidade do citrus.
IMAGEM
A imagem da Mãe do Perpétuo Socorro ficará na parte esquerda do cartaz e aos seus pés vemos algumas rosas que simbolizam a pureza e o amor de nossa Mãe por cada um de nós.
TEMA
Na parte inferior, dentro de um arquiado vermelho com dourado, apresentamos o tema do círio 2024 MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO, MODELO DE AMOR, tema esse que remete o quão grandioso é o amor de Maria por cada um de seus filhos e filhas, e a partir deste tema fomos montando o cartaz do círio.
JESUS CARREGA A CRUZ
Nesta imagem vemos o encontro de Maria Santíssima com seu Filho Jesus Carregando a Cruz. Ao encontrar-se com Jesus, os olhos d’Ele a fitaram; e Ela certamente compreendeu a dor de sua alma. Não pôde Lhe dizer palavra alguma, mas a fez compreender que era necessário que unisse a sua dor a d’ele. Neste encontro, a união da grande dor de Jesus e de Maria tem sido a força de tantos mártires e de tantas mães aflitas. Jesus sofreu a Paixão e Maria sofreu a compaixão.
JESUS ENTREGA MARIA A JOÃO E JOÃO A MARIA
Já no alto da cruz Jesus disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu Filho”. E disse a João: “Eis aí tua mãe”. Assim, Jesus deu sua mãe não somente para João, mas também para todos nós, à toda a comunidade dos amigos de Jesus. Assim, Maria é a mãe da Igreja que a acolhe com muito AMOR, reconhecendo-a como a mãe que o Pai escolheu, que o seu Filho nos deu e que o Espírito nos concedeu como Mãe da Igreja e Modelo de amor a ser seguido por nós.
MARIA RECEBE JESUS MORTO EM SEUS BRAÇOS
E quando Jesus é descido da Cruz, Maria, o primeiro colo que O recebeu como bebê a promessa de salvação, é agora o mesmo colo que O acolhe após uma jornada dura e sofredora.
Antes, Maria acolhia a fragilidade de uma criança, e, agora, acolhe em seus braços a fragilidade de um homem com Sua missão cumprida.
Maria, que acolhe com amor seu Filho Jesus, também acolhe com amor cada um de nós, seus filhos e filhas, que foram entregues por Jesus no alto da cruz.
PRIMEIRA IMAGEM QUE CHEGOU EM CAPITÃO POÇO
No canto direito do cartaz vemos a primeira imagem de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro chegou em nossa cidade, trazida por intermédio do Senhor Raimundo Siqueira, seu devoto fiel, e do então Vigário, Padre Francisco Maria Borsani. Este ano nosso círio acontecerá no dia 17/11, data que coincide com o dia que a a mesma chegou em nossa cidade e que há 61 anos vem intercedendo por cada um de nós, com seu amor e sua bondade.
FIÉIS CAMINHANDO
Nesta imagem vemos milhares de fiéis caminhando e demonstrando sua devoção a mãe do Perpétuo Socorro, Mãe essa que nos ama incondicionalmente e intercede diariamente por nossa vidas e por nossa cidade.
CONFETES E PÉTALAS
Para finalizar vemos uma chuva de confetes e de pétalas, chuva essa que representa as diversas homenagens, em forma de agradecimento e de amor, que nós fiéis fazemos a Mãe de Deus e Nossa Mãe.
Da Redação Voz de Nazaré / Com informações Diocese de Bragança