A fé e a confiança em Nossa Senhora da Conceição mobiliza os devotos para celebrar a 107ª edição do Círio de Santa Izabel do Pará, animada pelo tema “Com Maria Imaculada, Somos Peregrinos da Esperança”.
É notável a afluência dos fiéis seguindo para o município com o objetivo de participar do tradicional Círio Fluvial, no próximo dia 8, dia em que a Igreja realiza a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
A homenagem a Nossa Senhora em Santa Izabel tem como destaque a romaria fluvial em que os devotos a reverenciam a bordo de embarcações como canoas, caiaques e remos.A romaria conduz os fiéis por um trajeto de começa às 5h rumo à vila de Caraparu, onde haverá Santa Missa às 10h30.
Às vésperas da grande romaria fluvial haverá a trasladação no domingo, 7, saindo às 19h. Após percorrer as principais vias da comunidade de Caraparu, a procissão retornará para a igreja, e então terá início a Missa campal.
A programação do dia 8 convida os devotos com uma alvorada às 5h, animada com batida de sino e louvores para homenagear a Imaculada Conceição antes da procissão fluvial sair para a localidade Cacau. Ali os fiéis serão acolhidos para a escuta da Palavra às 7h na capela comunitária.
A procissão fluvial sairá em seguida, às 8h, em direção à Vila de Caraparu. Depois de chegar à vila, ainda haverá uma caminhada pelas ruas da vila, e em seguida, acontecerá a Santa Missa.
O primeiro Círio Fluvial 8 de dezembro de 1919, tendo à frente José Ferreira de Souza.
A programação evidencia a tradição secular do tradicional círio. Prestigie!
6/12
Encontro das imagens
7/12
Trasladação – (saída da igreja)
8/12
Círio Fluvial
De 9a 12 de dezembro
Novenas e arraial com participação de famílias e de comunidades vizinhas
13/12
Círio das crianças – (saída da igreja às 8h). A festividade encerrará pela noite, animada por leilões, bingos e apresentações.





