A Fundação Nazaré de Comunicação conta sempre com a generosidade dos fiéis durante as romarias oficiais do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará. E para receber as doações do povo de Deus em favor da Fundação, a Arquidiocese de Belém conta com o apoio de casais do Encontro de Casais com Cristo Arquidiocesano (ECC). Neste ano, serão 500 casais atuantes, voluntariamente, nessa missão sob a direção espiritual do Assessor Eclesiástico do ECC, padre Gelcimar Santos.
A participação dos casais nas romarias oficiais do Círio de Nossa Senhora de Nazaré conta com a retaguarda da Fundação Nazaré, onde a Diretoria os acompanha e orienta como será a missão deles, pois atuam nas procissões incumbidos de coletar os valores doados espontaneamente pelo povo de Deus durante o trajeto, devidamente uniformizados para facilitar a identificação pelos romeiros.
A fim de instrui-los, a Arquidiocese de Belém convidou os casais para uma reunião de formação realizada dia 11 de setembro na Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, na Pedreira, que culminou com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada pelos padres Gelcimar Santos e Wagner Maria, pároco do Santuário de Aparecida.
Padre Wagner Maria, Diretor Geral da Fundação Nazaré de Comunicação e também pároco no Santuário de Aparecida explicou para os casais a importância de sua participação no círio. “Nessa ocasião, os fiéis, sensibilizados pelo apelo da Fundação Nazaré, faz doações financeiras que muito contribuem para a realização do serviço dos veículos de comunicação sustentados pela Fundação Nazaré. Então é por essa razão que o serviço do ECC em nosso auxílio para a realização desta coleta, torna-se tão necessário”.
Diretora de Comunicação da Fundação Nazaré, Elyvane Barbosa, também estava presente à reunião. E explicou aos casais como acontece o complexo sistema de comunicação da Fundação Nazaré na sua missão de evangelizar o ano inteiro, tornando-se mais extenso e dispendioso no período do Círio. “E neste período, precisamos de toda a ajuda necessária, para dar conta dessa missão tão especial, que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré”.
Elyvane refere-se ao trabalho que envolve todos as equipes dos veículos da Fundação Nazaré de Comunicação – TV Nazaré, Rádio Nazaré FM, Portal Nazaré, Voz de Nazaré Online, e as Redes Socais @redenazare para produzir e dar cobertura completa a todos os eventos do Círio, especialmente a programação que começa na sexta-feira (traslado da imagem Peregrina para Ananindeua) até o encerramento da grande procissão do Círio no domingo pela manhã. “Em suma, precisamos acompanhar com todas as nossas equipes, mais de 100 horas de transmissões ao vivo”, informa o jornalista Marcos Valério Reis, coordenador da Rede Nazaré de Televisão.
“É visando toda essa missão que nós nos empenhamos com muita responsabilidade para cumprir a evangelização da Festa de Nossa Senhora de Nazaré. Tudo isso, gera para a Fundação Nazaré altíssimos custos. Daí, nossa responsabilidade e compromisso para zelar pelo dom do povo de Deus, ao dispor de sua oferta durante as procissões. Por isso, estamos aqui para explicar como tudo funciona, e especialmente, para agradecer pela disponibilidade dos casais do ECC que estarão contribuindo conosco, atuando como coleteiros”.
Todas as explicações a respeito do funcionamento da Fundação Nazaré de Comunicação, de forma rotineira, assim como na programação especial para o Círio de Nazaré foram referendadas pelo Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, Marcos Aurélio de Oliveira. “É de suma importância para a nossa missão, o serviço prestado à Fundação pelos casais do ECC da Arquidiocese de Belém, pois a doação dos fiéis nas procissões contribuem para dar cobertura ao trabalhos dos veículos, envolve muita responsabilidade, aspectos que são fundamentais pelo auxílio vindo do ECC. Agradecemos muito a todos os que estão dispostos a este compromisso”, declarou o diretor.
A formação para os casais culminou com a Santa Missa no Santuário de Aparecida, presidida pelo Arcebispo Dom Alberto. Durante a celebração, ele manifestou sua alegria em poder contar, mais uma vez, com o apoio do ECC durante o Círio. E sobre a atuação dos casais como coleteiros, o pastor os agradeceu e os abençoou. “Por sua generosidade e disponibilidade em ajudar nossa igreja neste momento de intensa evangelização, nós queremos agradecer-lhes, a cada um. Seu serviço nas procissões é também testemunho para todos que, certamente, vai gerar muitos frutos. Rogamos que Deus o abençoe com muitas graças”.
COLETA
Os casais do ECC, devidamente credenciados pela Arquidiocese de Belém, percorrem as principais procissões da Festa de Nossa Senhora de Nazaré com a missão de coletar as doações que os fiéis realizam durante as romarias.
As doações são direcionadas para a Fundação Nazaré de Comunicação para subsidiar parte dos altíssimos custos envolvidos na operacionalização de toda a extensa cobertura realizada pelos veículos de comunicação da Fundação, a Comunicação Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
A Fundação Nazaré de Comunicação e a Arquidiocese de Belém agradecem aos casais que estarão na coleta deste ano, rogando que Deus os abençoe assim como aos seus familiares.
FUNDAÇÃO NAZARÉ
A Fundação é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, criada a 14 de dezembro de 1993 pelo então Arcebispo de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico. A instituição reúne os veículos de comunicação da Arquidiocese de Belém: Rádio Nazaré FM (91.3 Mhz), Rede Nazaré de Televisão (canal 30), Voz de Nazaré Online, o Portal Nazaré (https://fundacaonazare.com.br/) e suas respectivas Redes Sociais @redenazare
GALERIA DE FOTOS DA MISSA DOS COLETEIROS 2024 E DOS CASAIS ATUANDO COMO COLETEIROS NAS PROCISSÕES DO CÍRIO DE NAZARÉ
Fotos: acervo FNC