O Centro de Formação do Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribenho (Cebitepal/CELAM), junto da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara promovem o curso “Com Clara e Francisco reconstruindo a Casa Comum”, durante os meses de novembro de dezembro.
A iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Economia de Francisco e Clara, com o objetivo de inspirar ações locais em suas comunidades e conectá-las com diversas redes que promovem outras economias possíveis.
O curso ‘Com Clara e Francisco: Reconstruindo a Casa Comum’ explora a ecologia, a espiritualidade e o papel da comunidade na proteção ambiental. Inspirado por Clara e Francisco de Assis, aborda a conexão entre humanos e natureza, a importância da simplicidade e fraternidade, e a necessidade de um compromisso coletivo para enfrentar a crise ecológica. O livro convida os leitores a repensarem seus valores e práticas para um mundo mais sustentável e justo.
As aulas serão realizadas de 4 de novembro a 11 de dezembro, todas as quartas-feiras, às 20h, horário de Brasília. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado.
Podem participar mediante a inscrição: agentes pastorais de dioceses, paróquias e comunidades religiosas, como juventudes, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, catequistas, líderes e animadores da dimensão sócio-transformadora, acadêmicos, ativistas sociais, seminaristas, educadores e toda pessoa de boa vontade interessada em colaborar para Realmar a Economia.
Confira os tópicos que serão abordados no curso:
- Desafios e possibilidades para construir outras economias possíveis. Aspectos: análise de conjuntura político-econômica da América Latina e Brasil.
- Clara e Francisco: Reconstrutores da Casa Comum. “Vai e Reconstrói a minha casa que, como vês, está em ruínas”
- A práxis da Economia de Francisco e Clara — Casas de Francisco e Clara
- A construção político-cultural da Economia de Francisco e Clara
- Jogos e Apostas à luz de uma Educação Financeira para a Vida
- Realmar: Comunidade, Sinodalidade e Economia
Fonte: Portal A12