Crianças e adolescentes portadores de algum tipo de deficiência física e/ou intelectual de duas instituições – Abrigo Especial Calabriano (URE-REI) e Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (APAE) – participam da Manhã dos Eleitos neste sábado, 21, programação realizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), na Casa de Plácido. Todos os anos, a Diretoria da Festa escolhe um segmento da sociedade para homenagear e ajudar e, neste ano, esses serão os beneficiários da ação. A atividade inicia às 8h com a acolhida das crianças e jovens, com previsão de término às 12h.
A organização da programação espera receber 60 crianças e jovens, que deverão estar acompanhadas de um adulto, cada uma delas.“Todos serão identificados e receberão a camisa do evento, um kit lanche e um brinde, além de terem uma manhã divertida que contará com uma programação lúdica, diversificada e produtiva”, conta Karen Loureiro, responsável pela organização.
O evento contará com diversas atividades para as crianças e jovens, que serão divididas em estações para melhor organização da dinâmica. Em cada estação haverá monitores voluntários para acompanhar e instruir as crianças e jovens, incluindo os integrantes da DFN.
A intenção dos organizadores é promover atividades não apenas com o estímulo sensorial, motor e cognitivo dos participantes, mas envolve-los em temáticas alusivas ao Círio, proporcionando-lhes uma experiência cultural com o Círio de Nazaré. Entre essas atividades estão arremesso de latas; pinturas faciais; decoração dos cartazes do Círio; excursão ao museu Memória de Nazaré, para vivenciar experiências sensoriais que estimulam os sentidos visuais, táteis e auditivos.
A Manhã dos Eleitos também terá, por mais um ano, a parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) na oficina de brinquedos de miriti, em que as crianças terão a oportunidade de pintar barcos de miriti, que serão expostos, posteriormente, naquele tribunal.
“Teremos também um recreador infantil, com muitas brincadeiras, aulão de fitdance com o professor Jonathan Feio, e circuito psicomotor, com vários obstáculos para estimular os jovens a superar desafios. Os responsáveis também terão atividades, como maquiagem, massagem nos pés e corte de cabelo”, conta Karen.
A programação encerrará com uma bênção com a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
O Projeto–A Manhã dos Eleitos é uma realização da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) com apoio de diversos parceiros entre instituições públicas e privadas que tornam possível toda a programação a cada ano.
História – A programação da “Noite dos Eleitos” começou em 1987, no dia 12 de outubro. Naquele dia, se percebeu uma grande sobra de alimentos no dia depois do Círio, enquanto as pessoas ainda estavam cansadas da maratona da procissão. Na época que começou a “Noite dos eleitos”, o coordenador do Círio era Gleidson Dias de Figueiredo. Por uma questão de adaptação de espaço e para atender um número significativo de pessoas, a Diretoria da Festa, em 2003, optou por uma programação diurna, que foi denominada de “Manhã dos Eleitos”.
Texto e fotos: Rosana Pinto – AscomDFN