
A Cruz original em ferro, medindo em torno de 40cm, utilizada na Primeira Missa no Brasil, celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra no dia 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Estado da Bahia, encontra-se em Belém do Pará e pode ser vista até hoje (24). A Arquidiocese de Belém do Pará a recebe inserida na agenda da peregrinação organizada pela coordenação nacional do Movimento “Brasil com fé”.
A itinerância com a cruz celebra os 525 anos da primeira Missa a se completarem no próximo sábado, 26 de abril. A Cruz deixou Portugal no dia 12 deste mês e antes de sair do território luso passou por Fátima, Cascais, Almada e Lisboa.
Belém é a 10ª a receber a relíquia na visitação inclui cerca de 20 cidades brasileiras, assim como também é a única cidade da Amazônia a acolher a peça sacra.
A Arquidiocese de Belém do Pará a recebe inserida na agenda da peregrinação com o objeto religioso organizada pela coordenação nacional do Movimento “Brasil com fé”, junto ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor. A comitiva do evento desembarcou na capital paraense na última quarta-feira, 23, tendo à frente o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ)
Os fiéis puderam visitar a Cruz, primeiramente, na Catedral Metropolitana de Belém, situada na Cidade Velha, parte histórica de Belém, começou a acolhida da peça às 19h30, recebida pelo Cura, Monsenhor Agostinho Cruz. Em seguida, houve a Santa Missa às 20h, presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.
A celebração eucarística destacou o tema do “Cuidado da Casa Comum”. Por essa razão, após a Missa, tendo como lugar a mesma Igreja Mãe, os presentes também puderam participar da Conferência “Gregemtuum, Pastor aeterne”: 1ª missa e a instalação da Igreja no Brasil, ministrada às 21h pelo Prof. Dr. João Antônio Lima (UEPA – FACBEL), doutor em História Social e mestre em História Social da Amazônia.
A organização do evento “Brasil com fé” afirma que “desembarca em Belém, no Pará, e se une à voz do Papa Francisco, autor da Encíclica Laudato Si’, pelo cuidado da Casa Comum e a urgente preocupação pela adoção de práticas de vida mais sustentáveis, seguindo também o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Ecologia Integral” e o caminho do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor na promoção da sustentabilidade”.
A peregrinação continuou nesta quinta-feira, 24, iniciando pela manhã com Santa Missa às 7h na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré, área central de Belém. Encerrada a Missa, a Cruz seguiu para a Faculdade Católica de Belém, chegando à instituição localizada em Ananindeua por volta das 9h.
Os fiéis no bairro do Marco receberam a Cruz no final da manhã, na Paróquia Santa Cruz, localizada na avenida Almirante Barroso, 1743. A recepção da relíquia ocorreu com Santa Missa às 12h, presidida pelo padre Roberto Henriques.
A paróquia sediou a exposição e a Veneração da Cruz, após a Missa. Às 14h30, a visita foi à Sede da 30° Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
Roteiro da visitação
Programada para visitar o Brasil de 12 a27 de abril, a Cruz chegou ao Brasil dia 15 de abril no Estado de São Paulo, passando por Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá. Seguiu para Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro e Maricá (RJ), depois para Brasília, dali partindo para Belém.
O próximo destino da Cruz é Salvador (BA) onde desembarca na data exata do aniversário de 525 anos da capital baiana. Ali, os fiéis poderão vê-la exposta em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, local de referência histórica: a chegada dos portugueses ao Brasil e também o altar da primeira Missa no Brasil.
Programação final da peregrinação no Brasil:
- 25/04: Salvador (BA)
- 26/04: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA) – culminância com a celebração dos 525 anos da 1ª Missa no Brasil.
- 27/04: Porto Seguro (BA); retorno a Braga (Portugal)
Local da 1ª Missa
A Praia de Coroa Vermelha está localizada na enseada entre Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no extremo sul do estado da Bahia.
Santa Cruz Cabrália é uma das cidades históricas baianas. Sua importância está no fato de ter sido ali a 1ª Missa no Brasil, Domingo de Pascoa (1º Domingo após o de Páscoa), dia 26 de abril de 1500. A celebração eucarística foi presidida por Frei Henrique de Coimbra, capelão da armada de Pedro Álvares Cabral.
A Praia de Coroa Vermelha também é o local onde o navegador português Pedro Álvares Cabral desembarcou com sua frota em 1500, demarcando o início do período colonial português no Brasil.
Braga, em Portugal, guardiã da Cruz
Dia 27, após a conclusão da programação em Porto Seguro (BA), a Cruz retornará para Braga. É ali que a Igreja de Portugal guarda a peça sagrada, deixando-a em exposição permanente na Sé de Braga, igreja de 1089, a mais antiga da Península Ibérica.
Fotos: Sandro Barbosa