Esclarecimento da Arquidiocese: o Recírio 2024 em Belém

Conforme programação oficial, acontecerá dia 28 de outubro

Foto: Luiz Estumano

“O Recírio é no dia do Recírio, é claro! Porque o Governo do Estado não tem autoridade para mudar alguma coisa que é da festividade da Igreja Católica. Eu não me canso de reafirmar, e o farei centenas de vezes, se for preciso: o Círio é da Arquidiocese de Belém, o Círio é da Igreja Católica. E nós não podemos ceder a quem quer que seja, e não admitimos que qualquer pessoa de qualquer corte cultural ou político, ou o que o valha, que venha atribuir a propriedade do Círio, a não ser a Igreja Católica, a Arquidiocese de Belém, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a Guarda de Nazaré, os Padres Barnabitas, em suma, a Igreja Católica na Arquidiocese de Belém”.

O texto acima é uma ratificação da Arquidiocese de Belém, dito pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, durante a Missa da quinzena do Círio de Nazaré, celebrada na última quinta-feira, 24, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, e transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação, por ocasião da celebração eucarística presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo da Diocese de Ponta de Pedras (PA), convidados dentre os diversos bispos para presidir as solenes Missas, como pregadores no período da maior festividade mariana de Belém do Pará.

Trata-se de um esclarecimento de Dom Alberto diante de dúvidas dos fiéis quanto à data da realização do Recírio, na próxima segunda-feira, 28 de outubro. O Recírio foi citado no noticiário que repercutiu a publicação de portaria do Governo do Estado do Pará, anunciando que o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público, que ocorreria em 28 de outubro, havia sido transferida para o dia 1º de novembro.

O Arcebispo ratificou que a publicação da portaria nº 0461, de 23 de outubro de 2024, publicada na edição nº 36.006 do Diário Oficial do Estado, que o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público, que ocorreria em 28 de outubro, não afeta a programação da Arquidiocese de Belém.

O RECÍRIO

A última procissão da festividade nazarena de 2024 ocorrerá nesta segunda-feira, 28 de outubro, a partir das 8h, logo após a realização de uma Missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Será o momento de encerrar, oficialmente, os 15 dias de toda a Festividade Nazarena. Antes da celebração da Missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré subirá ao Glória, por volta de 6h30 da manhã. 

A romaria do Recírio é a 14ª procissão da festividade. Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente 800 metros, sendo este o menor trajeto das romarias oficiais.

Os devotos seguem o andor com a Imagem da Virgem, que terá decoração de DjanSlaviero, pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt.

O percurso deve ser cumprido em até 1h e, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, deve reunir cerca de 50 mil pessoas. 

Compartilhe essa Notícia

Leia também