Todas as sextas-feiras, às 16h, o compromisso de rezar pela Família Nazaré repete-se e, no dia 23 de agosto, Mons. Agostinho Cruz, Cura da Sé Catedral, presidiu a Santa Missa em Ação de Graças pelos benfeitores da evangelização da Arquidiocese de Belém pelos veículos mantidos pela Fundação Nazaré de Comunicação. A celebração eucarística é transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão e, simultaneamente, pelos demais veículos de comunicação arquidiocesanos.
A Missa teve a presença da imagem peregrina de Santa Maria de Belém, uma vez que aproxima-se a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da Arquidiocese de Belém. A liturgia foi animada pelos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Graça, a qual realiza a festividade na Catedral.
A celebração eucarística destacou a memória de Santa Rosa de Lima, Virgem, Padroeira da América Latina. O celebrante enalteceu as virtudes da Virgem Terciária e, associando a trajetória de vida da santa, ressaltou a mensagem das leituras sagradas. “Tal qual o tesouro escondido e a imagem da pérola, mencionadas na Palavra hoje, algo do mais alto valor, que é o próprio Jesus, tomemos Santa Rosa como modelo de cristão que busca, incansavelmente, a santidade”.
A Missa das sextas-feiras na Capela Nossa Senhora de Nazaré tem como objetivo expressar Ação de Graças da Arquidiocese de Belém pela vida daquelas pessoas que contribuem para a manutenção da Fundação Nazaré. Por isso, Mons. Agostinho lhes dirigiu oração especial. “Sua participação nos meios de comunicação da Arquidiocese é muito importante. É a sua colaboração e, acima de tudo, a sua oração que ajuda a movimentar e sustentar os nossos meios de comunicação”.
O celebrante pontuou também a importância da mídia arquidiocesana para a Igreja de Belém. “O Evangelho precisa chegar em tantos lugares! Hoje temos muitas facilidades por estarmos na capital, estarmos no centro, termos muitas paróquias, temos muitas igrejas. E aqueles irmãos que estão mais distantes, que precisam que o Evangelho chegue? Às vezes não vai o sacerdote, não vai o missionário, mas a Palavra chega até eles pelos meios de comunicação, seja pela TV Nazaré ou pela rádio Nazaré. Então, não deixe de ser fiel na sua contribuição para a nossa Fundação Nazaré de Comunicação”.
Antes da Consagração a Nossa Senhora, Mons. Agostinho rezou um Ato de Entrega rogando os cuidados da Virgem Maria sobre a Arquidiocese de Belém, todas as pastorais, grupos, serviços, movimentos, os meios de comunicação da Arquidiocese e também a vida e a família de cada fiel que acompanhava a Santa Missa na capela e pela TV Nazaré.
Um convite especial: festa de Santa Maria de Belém
Nos ritos finais da Santa Missa, Mons. Agostinho convidou o povo de Deus para prestigiar a festividade de Santa Maria de Belém de 31 de agosto a 8 de setembro. “Eu quero fazer um convite todo especial para vocês. Estamos na reta final de agosto para entrar no mês de setembro, e nós trazemos uma festa muito importante para a nossa Arquidiocese, a festa da padroeira da cidade e da Arquidiocese de Belém – Santa Maria de Belém”.
Mons. Agostinho citou ainda breve histórico da festividade. “Neste ano, a Catedral Metropolitana de Belém (Paróquia Nossa Senhora da Graça) completou 407 anos de fundação. Imaginem quantos benefícios, quanto privilégio, quanta graça derramada nesses mais de quatro séculos da evangelização em nossa cidade a partir dessa igreja, que hoje é a Igreja Mãe”.
“Belém foi fundada em 1616 e, em 1617, já tínhamos a primeira paróquia – que é Nossa Senhora da Graça. E é nela que acontece todos os anos a festa de Santa Maria de Belém”, concluiu o celebrante.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Rede Nazaré de Comunicação (@redenazare)
Fotos: Fabricio Simões/Portal Nazaré