A Paróquia São Vicente de Paulo está preparando a festividade em homenagem ao padroeiro, incluída em 2024, nas celebrações do Jubileu de 30 anos da Paróquia São Vicente de Paulo, em missão no bairro Paar, em Ananindeua (PA). A festividade será realizada de 26 de setembro a 6 de outubro, sob a direção do pároco, padre Demison Batista.
A primeira movimentação em torno da festa ocorreu este mês. O pároco, padre Demison comunica que no dia 8 apresentou, oficialmente, o cartaz oficial da festividade 2024. O evento aconteceu na igreja Matriz, reunindo membros da comunidade e fiéis que prestigiaram o lançamento da peça que representa as celebrações oficiais deste ano, especialmente significativas, pois marcam três décadas de missão para a comunidade por parte da Paróquia São Vicente de Paulo”, ressalta o pároco.
“A apresentação do cartaz da festividade do Padroeiro em nossa Arquidiocese é sempre algo marcante, que gera expectativas em nossas festividades, e na Paróquia São Vicente de Paulo não é diferente. E, este ano essa apresentação ganhou contorno ainda mais especial porque a festividade será celebrada dentro das comemorações de 30 anos de ereção canônica de nossa paróquia, e isso foi muito bem refletido no cartaz da festa de nosso Padroeiro de 2024, como se pôde ler”, explica padre Demison.
O cartaz, neste ano especial, destaca-se pela riqueza de detalhes e pela simbologia, de acordo com o padre Demison: “convida-nos a refletir sobre a caminhada de três décadas de missão, esperança e caridade”. O design foi cuidadosamente elaborado para capturar a essência, valores e a história da Paróquia São Vicente de Paulo.
Cada detalhe no cartaz foi pensado para refletir a essência da Paróquia São Vicente de Paulo, segundo padre Demison: “a força da fé que nos une, a caridade que nos move e a missão evangelizadora que nos guia. As cores, os símbolos e as imagens presentes são um tributo à nossa caminhada conjunta, à perseverança de cada membro da nossa comunidade e o compromisso que temos com os ensinamentos de São Vicente de Paulo”.
O Cartaz
Padre Demison descreve o cartaz. “As imagens ao fundo são da antiga capela junto com a atual matriz em transparência; a cor pérola lembra o jubileu que estamos vivenciando; o vermelho simboliza a caridade e o carisma do nosso padroeiro. A imagem ao meio refere-se à entrada da igreja. A imagem de São Vicente de Paulo junto com sua assinatura e o desenho de anjos que encontramos na porta central da igreja destacam o padroeiro”.
O pároco continua explicando os detalhes da peça: “a fachada de pedras foi representada com mosaico de fotos, à esquerda as mais antigas e à direita, as mais atuais, mostrando diversas atividades da paróquia ao longo dos anos, incluindo celebrações litúrgicas, eventos comunitários e momentos marcantes da história da comunidade paroquial. Ela enfatizam a vivacidade e a participação ativa dos fiéis na vida da paróquia”.
Recordação de uma caminhada abençoada também perpassa a concepção do cartaz, explica padre Demison: “Ao olharmos para este cartaz, somos convidados a recordar as bênçãos recebidas ao longo desses 30 anos e a renovar nossa dedicação à missão que nos foi confiada. Que esta festividade seja um momento de profunda gratidão e reflexão, fortalecendo nossa fé e nos inspirando a continuar a trilhar o caminho da caridade e do amor ao próximo”.
A parte inferior do cartaz informa data e o título “Festividade 2024 – São Vicente de Paulo” seguido do tema “Paróquia São Vicente de Paulo: 30 anos de missão, esperança e caridade”. A base mostra logotipos das organizações envolvidas na realização da festa, incluindo brasões da Arquidiocese de Belém, da paróquia, do jubileu e do Movimento Providentino, além de apoiadores oficiais, dentre eles, a Guarda de São Vicente de Paulo.
Tempo jubilar
Padre Demison falou em seu discurso de apresentação do cartaz sobre o jubileu paroquial.“Queridos paroquianos, é com imensa alegria que celebramos o jubileu de 30 anos da Paróquia São Vicente de Paulo.Guiados pelos ensinamentos de Cristo, este jubileu é um marco na nossa caminhada, repleto de memórias, conquistas e, acima de tudo, o amor de Deus que nos une e fortalece”.
O pároco também expressou seu contentamento pelo empenho missionário daquela comunidade. “Pelo exemplo de nosso padroeiro, São Vicente de Paulo, refletimos a fé viva e a dedicação de todos os que fazem parte desta comunidade abençoada. Ao longo desses anos, vimos nossa comunidade crescer, superar desafios e, juntos, construir um lar espiritual onde cada pessoa encontra acolhimento e apoio”.
Padre Demison roga pela intercessão de São Vicente de Paulo. “Sigamos unidos com esperança e alegria, celebrando o passado, vivendo o presente e construindo o futuro da nossa paróquia. É grande a expectativa para a festividade com a participação da comunidade paroquial e de visitantes. Esperamos que seja um tempo forte de evangelização em que aproveitamos para fortalecer nossos laços fraternos de comunhão e participação”, concluiu padre Demison.