Celebrar em família a Festa de São Miguel, vivenciando o amor fraterno entre os irmãos, proporcionando a evangelização e a confraternização entre todos é o objetivo do cônego José Gonçalo Vieira, pároco da Paróquia São Miguel, como presidente da festividade que honra o Príncipe da Milícia Celeste, padroeiro do bairro da Cremação, em Belém. Até domingo, 29 de setembro, os paroquianos prestigiam a festa, refletindo sobre o tema “Com São Miguel: oração e ação – Igreja em oração” e do lema “Senhor, ensina-nos a orar’’ (Lc11,1).
Cônego Gonçalo convida o povo de Deus para participar da festividade que acontece até domingo, 29 de setembro, dia da festa litúrgica de São Miguel Arcanjo. O Terço da Alvorada precede a programação diária às 5h45, assim como a novena das 18h antecede as celebrações da Santa Missa. “Venha participar da festividade! Deus abençoe sempre a cada um dos devotos”, conclama o pároco.
Nesta quarta-feira, 25, às 18h tem novena, seguida de Missa às 18h30 cuja liturgia tem animação do Apostolado da Oração, Apostolado do Oratório, Terço dos Homens, Marianos, Legião de Maria, Missionários do Amor e Vicentinos.
O Terço da Alvorada começa a programação de quinta-feira, 26. Segue com Missa às 7h, e longo tempo – das 7h às 18h – reservado à Adoração ao Santíssimo Sacramento. À noite, a novena das 18h dá continuidade à atividade religiosa que culmina com a Santa Missa às 18h30, animada pelos Ministros da Comunhão e Adoradores.
Dia 27, a Guarda de São Miguel anima a liturgia da Santa Missa às 18h30. Antes da celebração eucarística haverá a novena. Dia 28, 0 sábado na comunidade começa com o Terço da Alvorada e Missa às 7h. À noite, a Pastoral Familiar estará responsável pela liturgia da Santa Missa das 18h30. Antes da Missa, a novena de São Miguel será encerrada às 18h.
O Dia de São Miguel será celebrado de forma especial no domingo, 29. Começa pela Missa das 7h30, segue com Missa também às 11h. Pela tarde, haverá a celebração do Exorcismo de São Miguel às 15h. Já à noite, o Te Deum às 18h antecede a Missa Solene de encerramento da festividade terá como destaque a procissão luminosa, após a celebração, com a participação de todosos grupos, pastorais, movimentos e comunidades paroquiais.
A FESTIVIDADE
A festividade de São Miguel foi aberta dia 15 de setembro com Missa às 7h30, seguida de cerimônia de abertura e carreata. Houve Missas ainda às 11h e às 18h, animadas pelas equipes de Liturgia e da Diretoria da Festa.
Seguiu-se o Tríduo Eucarístico, aberto dia 16 com Missa às 19h sob responsabilidade dos Setores de Missão e CPP. Nos dias seguintes, a Missa das 18h30 celebrou o tríduo.
Dia 19, a programação continuou na Missa de encerramento da peregrinação de São Miguel às 19h30, seguida da Procissão Eucarística com participação da Pastoral Litúrgica e de Leitores.
O Novenário de São Miguel começou dia 20, assim como o Terço da Alvorada sob responsabilidade da Pastoral Litúrgica que animou as atividades desde às 18h. Dia 21, novamente houve o Terço da Alvorada e festa mirim com a Caminhada das Crianças às 8h30, e ainda a peregrinação da Paróquia Jesus Ressuscitado. Pela noite, houve novena antes da Missa das 19h, celebração que contou com a Pastoral da Catequese (Infantil, Crismal e Adulto).
A juventude deu o tom da festa no domingo, 22, mas a programação animou a comunidade desde manhã. Como de costume, o Terço da Alvorada antecedeu a Missa das 7h30, depois houve Missa também às 11h. A tarde ficou com a comunidade juvenil no Encontro com a Juventude às 16h, seguido da novena e Santa Missa às 18h30 com a participação da Pastoral dos Jovens na Liturgia.
A Região Episcopal Maria Goretti foi a responsável pela liturgia da Missa de segunda-feira, 23, às 18h30 e, a exemplo dos demais dias, houve o Terço da Alvorada e a novena antes da celebração eucarística. Dia 24, a programação do Terço da Alvorada e da novena repetiu-se, além da Santa Missa das 18h30, ocasião em que participaram a Pastoral da Comunicação (Pascom), Pastoral Social, funcionários e do bazar.