A Ordem das Virgens (“Ordo Virginum”) será instituída, oficial e solenemente na Arquidiocese de Belém nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 19h, durante Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Catedral de Belém. A Arquidiocese de Belém já vive a realidade vocacional desta ordem religiosa, celebrada recentemente.
Sábado passado, 25 de janeiro, a jovem Ana Paula dos Santos Leite, consagrou sua vida a Deus na Ordem das Virgens em cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Alberto Taveira Corrêa, durante Santa Missa na Paróquia São Pio X.
Maria Augusta de Oliveira Barbosa já foi consagrada na Ordem das Virgens na Arquidiocese de Belém a 29/04/2013, em Missa solene celebrada pelo Arcebispo Dom Alberto. A consagração realizou-se na Paróquia São José de Queluz, igreja sob responsabilidade dos Freis Agostinianos Recoletos.
A Ordem das Virgens
A consagração na Ordem das Virgens está prevista no Código de Direito Canônico, no cânon 604, com um Rito próprio constante do Pontifical Romano, sendo uma consagração feminina que tem sua origem nos primórdios da Igreja.
O Rito da consagração das virgens foi revisado por determinação do Concílio Vaticano II (“SacrosanctumConcilium”, n. 80), sendo publicado o Decreto em 31/05/1970, pela então Congregação para o Culto Divino, ao tempo do mandato do Papa Paulo VI.
Em junho de 2018, a então Congregação (hoje Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada) e a Sociedade de Vida Apostólica publicou a Instrução “EcclesiaSponsae Imago”, sobre a Ordem das Virgens.
A Ordem das Virgens conta com milhares de consagradas nos cinco continentes. É uma Consagração essencial eclesial, porque está ligada diretamente ao Ordinário local (Bispo/Arcebispo).
Brasil – As primeiras consagrações aconteceram desde 1971 e hoje conta com aproximadamente 220 virgens consagradas em várias arquidioceses e dioceses brasileiras.
Atualmente, a Ordem das Virgens faz parte da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além disso, em 31/05/2024, foi assinado convênio entre o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e a Rede das Consagradas na Ordem das Virgens da América Latina e Caribe (Red OVLAC).