Missas abrem celebrações da Quinta-feira Santa

Renovação dos votos sacerdotais, benção dos óleos e rito do lava pés marcam a data

A Semana Santa na Arquidiocese de Belém contou com a participação do povo de Deus nas 104 paróquias, e na Igreja Mãe, a Sé Catedral, que acolheu celebrações solenes presididas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. A primeira na Quinta-feira Santa, 28 de março, foi a Missa do Crisma, precedida da Oração das Laudes, às 7h. A celebração eucarística aconteceu em seguida, às 8h, celebrando a renovação dos compromissos sacerdotais e a bênção dos Óleos Santos.

CEIA DO SENHOR
A segunda celebração foi às 18h. Dom Alberto, iniciando a Missa, convidou o povo de Deus para viver plenamente os eventos religiosos na Arquidiocese de Belém.
Nesta celebração, duas verdades sublimes para a Igreja foram recordadas: a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

A Missa da Ceia do Senhor inclui o rito do lava pés, realizada em todas as paróquias. Na Catedral, o Arcebispo Dom Alberto celebrou “com gratidão a Deus por poder fazer este gesto, o mesmo que Jesus fez, como selo da humildade, maior exemplo que Jesus”.

Fotos: Luiz Estumano  – Santa Missa do Crisma e Benção dos santos óleos /Missa da Ceia do Senhor – Rito do lava pés – Catedral de Belém.

Compartilhe essa Notícia

Leia também