Município de Afuá homenageia Dom Azcona durante o Círio da Conceição que aconteceu ontem (24) no Marajó

Ontem (24) de novembro é dia em que a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei, mas para o povo afuaense é celebrado o Círio de Nossa Senhora da Conceição. O círio no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó (PA) acontece em três formas terrestre, fluvial e aéreo. Está é a sua 156° edição e teve como tema ‘Em Jesus e com Maria perseverantes na oração’.

As 7h30 o pároco padre Heliton Borges, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, celebrou a missa de saída do Círio que depois tomou as ruas da cidade em direção ao Porto Virgem da Conceição onde a imagem foi levada no navio Virgem da Conceição V e assim deu-se início ao círio fluvial num percurso de duas horas rodeando a cidade de Afuá relembrando assim os ribeirinhos que se destinam as comunidades em embarcações grandes ou pequenas e assim uma forma de homenagear a Mãe de Deus também navegando nas águas que banham o município de Afuá.

Em seguida, foi iniciado o círio terrestre até o aeroporto da cidade onde a imagem foi levada pelo pároco padre Heliton que entrou em um pequeno avião, acompanhado pelo prefeito da cidade, para que do alto pudesse abençoar a cidade nesta ocasião tão importante. O avião sobrevoou a cidade dando rasantes e assim, se conclui o círio aéreo, retornando a terra para dar prosseguimento ao Círio terrestre, quando todos são direcionados até a Igreja Matriz onde acontece a Missa de chegada celebrada pelo vigário padre Anderson Cardoso, e o padre Heliton abençoa os presentes.

Na berlinda que levava a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi colado uma fotografia de Dom José Azcona e na embarcação que levava a imagem, um banner homenageando o bispo emérito que faleceu no dia 20 passado em Belém. As festividades seguem até o dia 09 de dezembro.

Por Divulgação / Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Afuá no Arquipélago do Marajó

Compartilhe essa Notícia

Leia também