O Centro Juvenil da Arquidiocese de Belém localizado na passagem Rainha dos Corações, 10, no bairro Castanheira (entroncamento), ao lado do DENIT, passa por uma reestruturação e busca parcerias de empresários e pessoas físicas para a conclusão de suas obras.
O projeto foi idealizado por Dom Antônio de Assis Ribeiro no ano 2018, na Arquidiocese de Belém, quando começou a primeira experiência de trabalhos com a juventude, nesta época era usado a estrutura do seminário da Diocese de Macapá através de um Comodato. Nos anos 202O e 2021 as atividades pastorais ficaram paradas por causa da pandemia da COVID-19, retornando em 2022, quando foi concluído o contrato de comodato porque o Seminário passou a abrigar os seminaristas da província de Santarém.
O sonho persistia e em 2023 surgiu a possibilidade de um novo comodato; desta vez, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, para usar o antigo prédio do Instituto de Pastoral Regional – IPAR, que estava abandonado. Em fevereiro de 2024 foi aprovado um acordo de comodato com Arquidiocese de Belém por 20 anos, ficando aquele espaço a serviço da pastoral juvenil, mas necessitando de uma ampla reforma, como a construção de pisos superiores para dar um maior suporte as atividades.
O espaço possui um complexo de estruturas como salas de aulas, escritórios, capela, cozinha, refeitório, lanchonete, pátio, quadra esportiva polivalente, salões, 28 quartos suítes, em uma estrutura de dois andares, que poderá suportar um evento para 200 pessoas.
A meta de investimento está prevista em R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais), em infraestrutura e equipamentos. Atualmente 55% da obra está concluída, porém precisa ainda de um vasto apoio de empresários, profissionais liberais e da comunidade em geral, para a conclusão das obras e compra de materiais para suprir as necessidades dos projetos que lá serão realizados.
O Centro Juvenil é uma obra de referência socioeducativa e evangelizadora destinada aos jovens da Arquidiocese de Belém, que irá oferecer, através de um ambiente voltado para a educação integral de adolescentes e jovens com múltiplos espaços e projetos em diversas áreas de esporte, lazer, cultura, entretenimento, artes, formação profissional, religiosa, moral, orientação espiritual e psicológica.
“O Centro Juvenil irá contribuir para a promoção do desenvolvimento integral dos jovens com atividades socioeducativas de caráter preventivo contra a criminalidade, vícios, vazio existencial estimulando o sentido da vida, a formação humana, o bem-estar, o crescimento na fé e a saúde mental dos jovens”, explicou Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém e referente para a juventude no Pará e Amapá.
Dentre as atividades propostas para o novo espaço, Dom Antônio citou alguns dos projetos “serão promovidos no espaço atividades socioeducativas como medida preventiva contra a violência, o uso de entorpecentes e outros males que atingem os adolescentes e jovens; os jovens participarão de encontros para o despertar para a consciência de cidadania; serão incentivados a experiência de uma saudável ocupação do tempo livre através da prática do esporte, entretenimento, reforço escolar e outras atividades educativas; iremos oferecer à comunidade um espaço de convivência, formação moral e profissional, despertando e favorecendo o processo de desenvolvimento de talentos na área da música, da dança, das artes cênicas; assim como também iremos desenvolver atividades de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos, promovendo atividades de caráter religioso e de promoção da saúde mental”, contou o idealizador do projeto.
Dom Antônio de Assis explica o porquê da importância do investimento de parceiros “A criação do Centro Juvenil é muito importante para as comunidades em Belém, e todos que estarão envolvidos na construção deste centro ajudarão os jovens que têm muitas potencialidades que precisam ser desenvolvidas, talentos a serem promovidos, sonhos a serem alimentados. Porque os jovens têm também muitas necessidades que devem ser atendidas e sensibilidades a serem direcionadas. Por outro lado, o Centro Juvenil será um instrumento de promoção de atividades educativas de caráter preventivo contra muitos males que atingem os jovens, como por exemplo, a criminalidade, a drogadição, os vícios, o vazio existencial, o suicídio”, explicou Dom Antônio que continuou.
“Enfim, o Centro Juvenil Arquidiocesano de Belém é importante porque quer ser um espaço onde se promove uma Pastoral Juvenil integral dando atenção a todas as dimensões do jovem, dentre elas, com especial atenção, a dimensão socioafetiva, mental, espiritual, lúdica, artística, catequética, cidadã”, disse.
O Centro Juvenil Arquidiocesano será a administrado pela coordenação do Setor Juventude da Arquidiocese de Belém, acompanhado pelo assessor e pelo bispo referencial da pastoral juvenil.
O público beneficiário prioritário do Centro Juvenil Arquidiocesano são crianças, adolescentes e jovens, assim como também educadores, profissionais de várias áreas e os pais que estarão envolvidos nas atividades. O Centro também será um espaço para retiros, estando disponível para o atendimento de líderes de pastorais, grupos, casais e movimentos da Arquidiocese de Belém, funcionando nos três turnos, inclusive nos finais de semana quando a prioridade será para retiros espirituais com jovens. No domingo à tarde funcionará o Oratório Festivo com a promoção de atividades recreativas para crianças, adolescentes e jovens.
As pessoas físicas ou jurídicas que desejarem ajudar na construção do Centro Juvenil Arquidiocesano poderão fazer o depósito financeiro através da chave PIX CNPJ 01.563.864.0001/84 .
Por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2